Repercussões do movimento Escola sem Partido no espaço escolar: "a polêmica dos uniformes no Colégio Pedro II" e a acusação de "doutrinação ideológica" no Colégio Liceu Nilo Peçanha

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTeixeira, Rosana da Câmara-
Autor(es): dc.contributorSilveira, Elisabete Cristina Cruvello da-
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Renata de Sá-
Autor(es): dc.creatorCoutinho, Marvin Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:07:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:07:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-06-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9825-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764034-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho visa investigar a influência do movimento Escola Sem Partido (EsP) no Colégio Pedro II e no Colégio Liceu Nilo Peçanha, ambos situados em Niterói. A escolha dessas duas escolas se deveu à ocorrência de duas situações sociais de conflito que tiveram grande repercussão midiática, gerando um intenso debate na comunidade escolar e na sociedade civil. Sendo assim, buscarei conhecer, a partir da análise desses casos, alguns dos efeitos deste movimento no espaço escolar e como a comunidade escolar vem reagindo e lidando com o mesmo no cotidiano escolar. No caso do Colégio Pedro II, abordarei a problemática do Escola sem Partido (EsP) a partir da polêmica sobre a nova política de uniformes, e da acusação sofrida pelos profissionais envolvidos de estarem, supostamente, doutrinando os alunos com a “Ideologia de Gênero”. No Liceu Nilo Peçanha, será discutido o caso de uma professora de História que teve a sua aula sobre fascismo gravada por uma aluna sob a acusação de estar fazendo uma “Doutrinação Ideológica de Esquerda”. Do ponto de vista metodológico, além da observação direta, foram realizadas duas entrevistas com professoras dos respectivos espaços escolares. Em relação ao quadro teórico, foi estabelecido um diálogo com a literatura de referência disponível sobre o movimento em questão e com uma bibliografia de caráter antropológico sobre a análise de conflitos e processos de acusação-
Descrição: dc.descriptionThe present work aims to investigate the influence of the movement “Escola sem Partido” (School without a Party) in the Pedro II and in the Nilo Peçanha schools, both located in Niteroi. The choice of these two schools was due to the occurrence of two situations of social conflicts that had a huge mediatic repercussion, generating an intense debate in the school community and in our society. Therefore, I will try to understand the effects that the Movement Escola sem Partido (EsP) has bringing to the school space, based on the analyses of these cases, and how the community has been reacting and dealing with this increasing movement. Thus, from these two study cases, I intend to analyze some of the consequences of this movement in school daily life. Regarding the case of the Pedro II school, I will address the issue evolving the “Escola sem Partido” and the pressure it is making under the new school uniforms policy, accusing professionals involved of allegedly teaching students the "Ideology of Genre". In Liceu Nilo Peçanha case, it will be discussed the event in which a history teacher had her class about fascism recorded by a student on the accusation of supposedly doing "Left-Wing Ideological Doctrine" will. From the methodological point of view, besides the direct observation, two interviews were conducted with teachers from those two schools. From a theoretical point of view, it was established a dialogue by using the available literature about the movement in question, along with a bibliography of antropologic features regarding the analyses of conflicts and process of accusation-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEscola sem Partido-
Palavras-chave: dc.subjectIdeologias-
Palavras-chave: dc.subjectEspaço escolar-
Palavras-chave: dc.subjectConflitos-
Palavras-chave: dc.subjectSituação social-
Palavras-chave: dc.subjectMovimento estudantil-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectColégio Pedro II-
Palavras-chave: dc.subjectNiterói (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectColégio Liceu Nilo Peçanha-
Palavras-chave: dc.subjectAspecto político-
Palavras-chave: dc.subjectSchool without Party-
Palavras-chave: dc.subjectIdeologies-
Palavras-chave: dc.subjectSchool space-
Palavras-chave: dc.subjectConflicts-
Título: dc.titleRepercussões do movimento Escola sem Partido no espaço escolar: "a polêmica dos uniformes no Colégio Pedro II" e a acusação de "doutrinação ideológica" no Colégio Liceu Nilo Peçanha-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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