Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sabóia, Vera Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | Cortez, Elaine Antunes | - |
Autor(es): dc.contributor | Espindola, Beatriz Carvalho | - |
Autor(es): dc.creator | Macedo, Rhanã Amaral | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:07:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:07:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/23720 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764028 | - |
Descrição: dc.description | Introdução: Trata-se de um estudo de natureza quantitativa sobre o Estilo de Vida de graduandos da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC) - pertencente à Universidade Federal Fluminense (UFF), situada na cidade de Niterói - sob a ótica do Movimento das Universidades Promotoras da Saúde. Sabendo que das Universidades sairão os responsáveis pela formulação de políticas públicas impactando a qualidade de vida das pessoas e que tais instituições de ensino constituem espaços sociais significativos quanto ao seu potencial de Promoção da Saúde e bem-estar, percebemos que o ambiente e as responsabilidades durante o período universitário podem influenciar na saúde, na qualidade e no Estilo de Vida dos graduandos. Objetivos: caracterizar as atividades desenvolvidas na EEAAC que contribuem para Promoção da Saúde dos graduandos e Identificar o Estilo de Vida dos graduandos dessa instituição, despertando a atenção sobre a necessidade, durante a formação profissional na Universidade, de ambientes promotores da Saúde dos estudantes. Metodologia: Foi realizado o levantamento das Ações de Promoção à Saúde desenvolvidas na própria unidade ou por professores, voltadas para a melhoria do Estilo de Vida dos graduandos. Esse levantamento foi realizado presencialmente na EEAAC através da busca documental nos departamentos de ensino; como instrumento de produção de dados foi utilizado o questionário de Estilo de Vida FANTASTIC com alunos do 1º ao 10º período período do curso de graduação. Conforme nos orientam as resoluções, o desenvolvimento do estudo em questão foi encaminhado para apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), sendo aprovado para prosseguimento sob nº CAAE 14356619.3.0000.5243. Resultados: Foram levantadas 8 ações que funcionam regularmente, sendo uma fora do campus e outra apenas durante o horário letivo. Através da aplicação do questionário FANTASTIC, constatamos que a média do Estilo de Vida da graduação tem pontuação de 64,46 com desvio padrão de 10,34, considerado bom. Conclusão: os estudantes do curso de graduação tem um Estilo de vida considerado bom pelo questionário, mas percebemos como as responsabilidades universitárias podem influenciar no padrão de sono e satisfação, com isso, na qualidade e no Estilo de Vida, tornando necessário um ambiente salutar para sua melhoria, sendo essa a maior demanda apresentada. A regularidade, frequência, localização e horário de funcionamento dos programas podem impactar significativamente a adesão e sua efetividade. Acreditamos que inserir essas práticas dentro da rotina dos estudantes pode melhorar ainda mais o Estilo de Vida se os graduandos tiverem conhecimento, tempo, incentivo e motivação para participar das ações | - |
Descrição: dc.description | Introduction: This is a quantitative study about the Lifestyle of the undergraduates of the Aurora de Afonso Costa Nursing School (EEAAC) – which belongs to the Fluminense Federal University (UFF), located in the city of Niterói - from the perspective of the Movement from Health-Promoting Universities. Knowing that Universities will teach those responsible for formulating public policies that will impact people's quality of life and and that such educational institutions constitute significant social spaces in terms of their potential for Health Promotion and well-being, we realize that the environment and the responsibilities during the university period can influence the health, quality and lifestyle of the students. Objective: characterize the activities developed at the EEAAC that contributed to the Health Promotion of the students and to identify the Lifestyle of the students of this institution, awakening the attention on the need of environments health promoters of students, during the professional formation in the University. Methodology: A survey was carried out of the Health Promotion Actions developed in the unit itself or by teachers, aimed at improving the Academic Lifestyle. This survey was carried out in person at EEAAC through documentary research in the departments of education; The FANTASTIC Lifestyle questionnaire was used on students from the 1st to the 10th period of graduation as a tool for data production. As the resolutions guide us, the development of the study in question was sent to the Research Ethics Committee (CEP) of the Antônio Pedro University Hospital (HUAP), being approved for continuation under nº CAAE 14356619.3.0000.5243. Results: Eight actions with regular functioning were raised, one off-campus and the other only during school hours. Through the application of the FANTASTIC questionnaire, we found that the average lifestyle of the graduate has a score of 64.46 with a standard deviation of 10.34, which is considered good. Conclusion: Undergraduate students have a lifestyle considered good by the questionnaire, but we realize how university responsibilities can influence the pattern of sleep and satisfaction, thereby, quality and lifestyle, making it necessary to have a healthy environment for improvement, this being the biggest demand presented. The regularity, frequency, location and opening hours of the programs can significantly impact adherence and their effectiveness. We believe that inserting these practices into the students' routine can improve the Lifestyle even more if the students have the knowledge, time, incentive and motivation to participate in the actions | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Promoção da saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estilo de vida | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambiente universitário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Promoção da saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estilo de vida | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes de enfermagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Qualidade de vida | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instituições Acadêmicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Health promotion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lifestyle | - |
Palavras-chave: dc.subject | University environment | - |
Título: dc.title | Escola de Enfermagem: ambiente e estilo de vida de graduandos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: