A relação do desempenho escolar e o papel da biblioteca: uma análise das escolas públicas municipais dos municípios de Japeri, Paracambi e Seropédica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLück, Esther Hermes-
Autor(es): dc.contributorMilani, Suellen Oliveira-
Autor(es): dc.contributorBossy, Marcia Jurkiewicz-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Ana Beatriz do Valle de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:07:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:07:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-27-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-27-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24413-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764021-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem por finalidade buscar evidências que possam demonstrar a relação entre o rendimento escolar e a existência de biblioteca nas escolas dos municípios de Japeri, Paracambi e Seropédica, situados no Estado do Rio de Janeiro. Apresenta um breve relato sobre a importância da leitura e da escrita na formação de um cidadão pleno e consciente, assim como o papel da escola. Enfatiza a relevância da biblioteca escolar como partícipe do processo de ensino da escola, assim como o papel fundamental do bibliotecário em parceria com professores e todo o conjunto de profissionais da educação. Estudos recentes demonstram que a biblioteca, quando integrada ao projeto pedagógico da escola, faz diferença na aprendizagem das crianças. O problema que se levanta é em que medida se pode creditar um bom desempenho escolar à presença de bibliotecas nas escolas. Para tanto, esta pesquisa analisa o índice de desenvolvimento das escolas municipais (IDEB), objeto deste estudo, em comparação com os dados específicos de cada escola, incluindo os referentes à presença de bibliotecas nas mesmas, utilizando os dados quantitativos obtidos no site do INEP. Ao final da pesquisa, foi observado que todas as escolas do município de Paracambi possuem biblioteca e que os índices de desempenho obtidos por elas no IDEB são superiores e vêm ascendendo, quando comparadas aos outros municípios analisados, onde não se verifica a existência de bibliotecas em todas as escolas. A afirmação de que esse resultado se deu exclusivamente devido à presença de bibliotecas nas escolas ainda não pode ser feita. Sugere-se que estudos posteriores possam ser desenvolvidos nesta direção como, por exemplo, o cotejamento dos dados quantitativos levantados por esta pesquisa com os dados qualitativos (microdados) de cada escola sobre o desempenho dos alunos em leitura e compreensão de textos, para buscar evidências mais claras sobre a influência da presença de bibliotecas nos índices de desempenho obtidos no IDEB pelas escolas.-
Descrição: dc.descriptionThe present work has as an objective the comprehension of the connection between school performance and the existence of school libraries in the schools of Japeri, Paracambi and Seropédica cities, located in the State of Rio de Janeiro. It presents a brief report on the importance of reading and writing in the nurturing of a full and conscious citizen, as well as the role of the school. It emphasizes the relevance of school libraries as participant on schools' teaching process, as well as the fundamental role of librarians and teachers and all of the education professionals. Recent studies show that libraries, when integrated into the school's pedagogical project, make a difference in the children's learning process. The analyzed question is to what extent a good school performance can be credited to the presence of libraries in schools. To do so, this research analyzes the development index of municipal schools (IDEB), object of this study, in comparison to the specific data of each school, including those related to the presence of libraries in said schools, using the quantitative data obtained through INEP's website. At the end of the research, it was observed that all schools in the municipality of Paracambi have a library and that the performance indexes obtained by them with IDEB are superior and have been increasing, when compared to the other cities analyzed, where there are no libraries in any of the schools. The claim that this result was exclusively due to the presence of libraries in schools can not be made yet. It is suggested that further studies can be carried out in this sense, such as comparing the quantitative data collected by this research with the qualitative data (microdata) of each school on the students' performance in reading and understanding texts, in order to search for more clear evidence on the influence of the presence of libraries on the performance indexes obtained with IDEB by the schools.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectRendimento escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca escolar-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecário escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectCidadania-
Palavras-chave: dc.subjectIDEB-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca escolar-
Palavras-chave: dc.subjectRendimento escolar-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecário-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectSchool performance-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching learning-
Palavras-chave: dc.subjectSchool library-
Palavras-chave: dc.subjectSchool librarian-
Palavras-chave: dc.subjectSchool-
Palavras-chave: dc.subjectCitizenship-
Título: dc.titleA relação do desempenho escolar e o papel da biblioteca: uma análise das escolas públicas municipais dos municípios de Japeri, Paracambi e Seropédica-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.