Utilizando a linguagem dos quadrinhos para o ensino de Física

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta, Isa-
Autor(es): dc.contributorSouza, Eduardo Oliveira Ribeiro de-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Lucia da Cruz de-
Autor(es): dc.contributorMartins, Renan Rebeque-
Autor(es): dc.contributorHallais, Sofia Castro-
Autor(es): dc.creatorBraga, Carine Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:07:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:07:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-15-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27916-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764016-
Descrição: dc.descriptionPropor uma metodologia inovadora para o ensino de Física é um desafio que merece ser vivenciado por cada futuro docente. A fim de desbravar este desafio, utilizamos as histórias em quadrinhos (HQs) como linguagem artística para ensinar Física. Com tema sobre Questões Sociocientíficas (QSC) preparamos uma aula na escola Brasil-China com o intuito de problematizar e contextualizar o ensino de Física, em particular as causas e consequências de enchentes e deslizamentos, com HQs e QSC. Nossa proposta para a aplicação das HQs em sala de aula está baseada nos “Três Momentos Pedagógicos”- (3MPs). Esta dinâmica didático-pedagógica se divide em três etapas: Problematização inicial; Organização do Conhecimento; e Aplicação do Conhecimento. Com debates coletivos, em pequenos grupos e em entrevistas feitas com os alunos, usamos a Análise de Conteúdo segundo Bardin, para tratar os dados obtidos, como exemplo: as falas e reações corporais de cada aluno. Os resultados mostram que atividades como estas contribuem para e fortalecem a formação de alunos mais conscientes na sociedade na qual vivem, atuando como cidadãos mais críticos e reflexivos diante dos problemas e situações que os cercam.-
Descrição: dc.descriptionProposing an innovative methodology for Physics teaching is a challenge that deserves to be experienced by every future teacher. In order to tackle this challenge, we use comics (comics) as an artistic language to teach Physics, particularly the causes and consequences of floods and slippings. With a theme on Social Scientific Questions (SSQ), we prepared a class at the Brazil-China State High School in order to problematize and contextualize Physics teaching with comics and SSQ. Our proposal for the application of comics in the classroom is based on the “Three Pedagogical Moments”- (3 PMs). This didactic-pedagogical dynamic is divided into three stages: Initial questioning; Knowledge Organization; and Knowledge Application. With collective debates in groups and interviews with the students, we used Content Analysis, according to Bardin, to treat the obtained data, for example: the speeches and bodily reactions of each student. The results show that activities like these contribute and strengthen the formation of more aware students in the society in which they live and more critical and reflective citizens facing problems and situations that surround them.-
Descrição: dc.description49 f-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise de conteúdo-
Palavras-chave: dc.subjectTrês momentos pedagógicos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem dos quadrinhos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem dos quadrinhos-
Palavras-chave: dc.subjectQuestões Sociocientíficas-
Palavras-chave: dc.subjectHqs-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics Teaching-
Palavras-chave: dc.subjectContent Analysis-
Palavras-chave: dc.subjectThree Pedagogical Moments-
Palavras-chave: dc.subjectHigh School-
Palavras-chave: dc.subjectComics Language-
Título: dc.titleUtilizando a linguagem dos quadrinhos para o ensino de Física-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.