Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Costa, Isa | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Eduardo Oliveira Ribeiro de | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Lucia da Cruz de | - |
Autor(es): dc.contributor | Martins, Renan Rebeque | - |
Autor(es): dc.contributor | Hallais, Sofia Castro | - |
Autor(es): dc.creator | Braga, Carine Pereira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:07:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:07:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27916 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764016 | - |
Descrição: dc.description | Propor uma metodologia inovadora para o ensino de Física é um desafio que merece ser vivenciado por cada futuro docente. A fim de desbravar este desafio, utilizamos as histórias em quadrinhos (HQs) como linguagem artística para ensinar Física. Com tema sobre Questões Sociocientíficas (QSC) preparamos uma aula na escola Brasil-China com o intuito de problematizar e contextualizar o ensino de Física, em particular as causas e consequências de enchentes e deslizamentos, com HQs e QSC. Nossa proposta para a aplicação das HQs em sala de aula está baseada nos “Três Momentos Pedagógicos”- (3MPs). Esta dinâmica didático-pedagógica se divide em três etapas: Problematização inicial; Organização do Conhecimento; e Aplicação do Conhecimento. Com debates coletivos, em pequenos grupos e em entrevistas feitas com os alunos, usamos a Análise de Conteúdo segundo Bardin, para tratar os dados obtidos, como exemplo: as falas e reações corporais de cada aluno. Os resultados mostram que atividades como estas contribuem para e fortalecem a formação de alunos mais conscientes na sociedade na qual vivem, atuando como cidadãos mais críticos e reflexivos diante dos problemas e situações que os cercam. | - |
Descrição: dc.description | Proposing an innovative methodology for Physics teaching is a challenge that deserves to be experienced by every future teacher. In order to tackle this challenge, we use comics (comics) as an artistic language to teach Physics, particularly the causes and consequences of floods and slippings. With a theme on Social Scientific Questions (SSQ), we prepared a class at the Brazil-China State High School in order to problematize and contextualize Physics teaching with comics and SSQ. Our proposal for the application of comics in the classroom is based on the “Three Pedagogical Moments”- (3 PMs). This didactic-pedagogical dynamic is divided into three stages: Initial questioning; Knowledge Organization; and Knowledge Application. With collective debates in groups and interviews with the students, we used Content Analysis, according to Bardin, to treat the obtained data, for example: the speeches and bodily reactions of each student. The results show that activities like these contribute and strengthen the formation of more aware students in the society in which they live and more critical and reflective citizens facing problems and situations that surround them. | - |
Descrição: dc.description | 49 f | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise de conteúdo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Três momentos pedagógicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem dos quadrinhos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem dos quadrinhos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Questões Sociocientíficas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hqs | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção intelectual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Content Analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Three Pedagogical Moments | - |
Palavras-chave: dc.subject | High School | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comics Language | - |
Título: dc.title | Utilizando a linguagem dos quadrinhos para o ensino de Física | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: