Saúde bucal na percepção de mulheres-mães de Rio das Ostras-RJ: relações usuárias-serviços de saúde, educação e autonomia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMaksud, Ivia-
Autor(es): dc.contributorCPF:91759488522-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5338114042740741-
Autor(es): dc.contributorCaetano, Rosângela-
Autor(es): dc.contributorCPF:97881581022-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0888484011330781-
Autor(es): dc.contributorNogueira, Maria Inês-
Autor(es): dc.contributorCPF:79281928822-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3838580525897560-
Autor(es): dc.contributorSoares, Jussara Calmon Reis de Souza-
Autor(es): dc.contributorCPF:57967777822-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1752642197434546-
Autor(es): dc.creatorAlbuquerque, Valéria Roberto Frias de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:07:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:07:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2013-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2012-04-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/19990-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764002-
Descrição: dc.descriptionThis paper aims to discuss practices and knowledge on oral health of women who use the public health system of a coastal city in the State of Rio de Janeiro. The research was developed through a qualitative approach and was carried out through two focus groups. Sixteen women took part in these groups, all assisted by dental service aimed at mothers, pregnant women and children, in the Health Center of Rio das Ostras. After successive readings of the material collected in the field research, it was conducted the analysis of the data based on category analysis, such as autonomy, health education, care production and practices in oral health. The research is presented from three themes: 1- the life story of women-mother ; 2- How women experience, notice and evaluate health services; 3-educational dimension of oral health care. The research data show that part of the expectations of women is the formation of multidisciplinary teams in health services and the need to train more professionals aimed at a full comprehensive care; that the oral health care during the prenatal facilitates the entry of children in health service after 6 months of age; and, finally, that the entry of women in the health service gives up appropriation of knowledge in oral health by themselves. We conclude that it is necessary to integrate professional knowledge in the areas of Education and Health for the actions of oral health education provide, through the enhancement of the knowledge of the individuals involved, the empowerment of persons to touch their lives-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação tem por objetivo discutir práticas e saberes em saúde bucal de mulheres usuárias do sistema público de saúde de um município litorâneo do Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa foi desenvolvida através de abordagem qualitativa, tendo sido realizados dois grupos focais. Participaram dos grupos 16 mulheres, todas assistidas pelo serviço de odontologia voltado para mães, gestantes e crianças, no Centro de Saúde Extensão do Bosque de Rio das Ostras. Após sucessivas leituras do material coletado na pesquisa de campo, foi realizada a análise dos dados obtidos com base em categorias de análise como autonomia, educação em saúde, produção do cuidado e práticas em saúde bucal. A pesquisa está apresentada a partir de três temas: 1- A história de vida das mulheres-mães ; 2- Como as mulheres vivenciam, percebem e avaliam os serviços de saúde; 3- Dimensão educativa da atenção à saúde bucal. Os dados da pesquisa mostram que fazem parte das expectativas das mulheres a formação de equipes multiprofissionais nos serviços de saúde e a necessidade de formar profissionais mais voltados a um atendimento integral; que a atenção à saúde bucal durante o pré-natal facilita o ingresso das crianças no serviço de saúde a partir dos 6 meses de idade; e, por fim, que com o ingresso das mulheres no serviço de saúde dá-se a apropriação de um saber em saúde bucal pelas mesmas. Conclui-se que é preciso que profissionais integrem saberes nas áreas de Educação e Saúde, para que as ações de educação em saúde bucal possibilitem, através da valorização dos saberes dos sujeitos envolvidos, o empoderamento das pessoas no sentido de tocar suas vidas-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Ciências Médicas-
Publicador: dc.publisherCiências Médicas-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde bucal-
Palavras-chave: dc.subjectMulheres-
Palavras-chave: dc.subjectAutonomia pessoal-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em saúde-
Palavras-chave: dc.subjectOral health-
Palavras-chave: dc.subjectWomen-
Palavras-chave: dc.subjectPersonal autonomy-
Palavras-chave: dc.subjectHealth education-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA-
Título: dc.titleSaúde bucal na percepção de mulheres-mães de Rio das Ostras-RJ: relações usuárias-serviços de saúde, educação e autonomia-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.