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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Leal Junior, Ilton Curty | - |
Autor(es): dc.contributor | Teodoro, Pitias | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Sheila Serafim da | - |
Autor(es): dc.creator | Fernandes, Fernanda Pinho | - |
Autor(es): dc.creator | Sales, Juliana Pedroso de | - |
Autor(es): dc.creator | Abade, Jullyanna da Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:07:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:07:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/2050 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763994 | - |
Descrição: dc.description | O presente artigo trata do transporte aquaviário de passageiros entre as cidades do Rio de Janeiro e Niterói. Segundo dados da CCR Barcas, a utilização desse meio tem apresentado um aumento significativo nos últimos anos, mas mesmo assim a taxa de ocupação média é de apenas 32%, apresentando grande potencial de crescimento de sua utilização, devido sua alta capacidade. O objetivo deste artigo é apresentar as causas da baixa taxa de ocupação, por meio de ações ou propostas realizadas nos meios de transportes. Com isso, é possível relatar aplicáveis melhorias aos níveis de ociosidade do transporte aquaviário, atentando-se também para os níveis de ecoeficiência do transporte por meio da redução relativa de impactos ambientais provenientes de consumo de energia não renovável e emissões atmosféricas. A presente pesquisa possui uma abordagem qualitativa, sendo a metodologia utilizada a revisão bibliográfica e a pesquisa documental, de caráter exploratório. Foram levantados alguns pontos de insatisfação pelos usuários das barcas, dentre eles, o aumento do preço e constantes atrasos das embarcações, tendo como consequência a diminuição da taxa de ocupação do transporte aquaviário. Entre as possíveis propostas que objetivam o aumento da taxa de ocupação, sugere-se integração com outros meios de transporte, melhores condições de estacionamento, descontos nas tarifas das passagens, investimento em infraestrutura relacionados com meios para agilizar o processo de embarque e desembarque e a criação de barcas a partir da cidade de São Gonçalo | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Taxa de ocupação média | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação de desempenho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transporte de passageiros | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ecoeficiência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transporte hidroviário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação de desempenho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ecoeficiência | - |
Título: dc.title | Gestão da taxa de ocupação do transporte aquaviário de passageiros para melhoria da ecoeficiência | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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