Gestão da taxa de ocupação do transporte aquaviário de passageiros para melhoria da ecoeficiência

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLeal Junior, Ilton Curty-
Autor(es): dc.contributorTeodoro, Pitias-
Autor(es): dc.contributorSilva, Sheila Serafim da-
Autor(es): dc.creatorFernandes, Fernanda Pinho-
Autor(es): dc.creatorSales, Juliana Pedroso de-
Autor(es): dc.creatorAbade, Jullyanna da Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:07:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:07:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-07-29-
Data de envio: dc.date.issued2016-07-29-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2050-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763994-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo trata do transporte aquaviário de passageiros entre as cidades do Rio de Janeiro e Niterói. Segundo dados da CCR Barcas, a utilização desse meio tem apresentado um aumento significativo nos últimos anos, mas mesmo assim a taxa de ocupação média é de apenas 32%, apresentando grande potencial de crescimento de sua utilização, devido sua alta capacidade. O objetivo deste artigo é apresentar as causas da baixa taxa de ocupação, por meio de ações ou propostas realizadas nos meios de transportes. Com isso, é possível relatar aplicáveis melhorias aos níveis de ociosidade do transporte aquaviário, atentando-se também para os níveis de ecoeficiência do transporte por meio da redução relativa de impactos ambientais provenientes de consumo de energia não renovável e emissões atmosféricas. A presente pesquisa possui uma abordagem qualitativa, sendo a metodologia utilizada a revisão bibliográfica e a pesquisa documental, de caráter exploratório. Foram levantados alguns pontos de insatisfação pelos usuários das barcas, dentre eles, o aumento do preço e constantes atrasos das embarcações, tendo como consequência a diminuição da taxa de ocupação do transporte aquaviário. Entre as possíveis propostas que objetivam o aumento da taxa de ocupação, sugere-se integração com outros meios de transporte, melhores condições de estacionamento, descontos nas tarifas das passagens, investimento em infraestrutura relacionados com meios para agilizar o processo de embarque e desembarque e a criação de barcas a partir da cidade de São Gonçalo-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTaxa de ocupação média-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação de desempenho-
Palavras-chave: dc.subjectTransporte de passageiros-
Palavras-chave: dc.subjectEcoeficiência-
Palavras-chave: dc.subjectTransporte hidroviário-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação de desempenho-
Palavras-chave: dc.subjectEcoeficiência-
Título: dc.titleGestão da taxa de ocupação do transporte aquaviário de passageiros para melhoria da ecoeficiência-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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