Impacto da gestão de pessoas nos resultados dos times no mercado de e-sports

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRamos, Ana Maria Lana-
Autor(es): dc.contributorRamos Filho, Américo da Costa-
Autor(es): dc.contributorVieira, Fernando de Oliveira-
Autor(es): dc.creatorFernandes, Luan Ozorio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:07:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:07:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-25-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-25-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25829-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763983-
Descrição: dc.descriptionEste estudo teve como objetivo geral identificar o impacto da gestão de pessoas nos resultados dos times no mercado de e-sports, verificando que práticas de gestão podem ser usadas para melhorar os resultados financeiros e produtivos das equipes de e-sports. Analisamos quais ferramentas de gestão podem ser utilizadas e foi observada a relação dos resultados (tanto financeiros, quanto produtivos), com abordagens utilizadas pelas organizações para gerir seus profissionais. Além do levantamento bibliográfico sobre a temática abordada – gestão de pessoas e e-sports – foi realizada uma pesquisa de campo para conhecer a percepção de profissionais de empresas diferentes do ramo de e-sports sobre o problema investigado. Foi possível concluir que a gestão de pessoas na ótica participativa do segmento de e-sports não é somente um método ou estratégia, mas sim uma filosofia que reflete um estágio cultural muito recente, correspondente ao regime democrático, que pode contribuir ao alcance dos resultados das empresas deste segmento por meio do poder compartilhado entre os líderes e os liderados.-
Descrição: dc.descriptionThe main objective of this work is to understand how companies have used people management in e-sports and which errors must be corrected to obtain better results. We analyzed which management tools can be used and the relationship of results (both financial and productive) with approaches used by organizations to manage their professionals was observed. In addition to the bibliographical survey on the topic addressed – people management and e-sports – a field research was carried out to know the perception of professionals from different companies in the e-sports field about the problem investigated. It was possible to conclude that people management from the participative perspective of the e-sports segment is not only a method or strategy, but a philosophy that reflects a very recent cultural stage, corresponding to the democratic regime, which can contribute to the achievement of the results of companies in this segment through the shared power between leaders and lead.-
Descrição: dc.description51 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectGestão de pessoas-
Palavras-chave: dc.subjectE-sports-
Palavras-chave: dc.subjectJogo eletrônico-
Palavras-chave: dc.subjectJogo em computador-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração de pessoal-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração desportiva-
Palavras-chave: dc.subjectManagement-
Palavras-chave: dc.subjectPeople-
Palavras-chave: dc.subjectSports-
Título: dc.titleImpacto da gestão de pessoas nos resultados dos times no mercado de e-sports-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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