Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cabral, Rosimere Mendes | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Elisabete Gonçalves de | - |
Autor(es): dc.contributor | Freitas, Lídia Silva de | - |
Autor(es): dc.creator | Martins, Alberto Manoel da Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:07:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:07:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24442 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763981 | - |
Descrição: dc.description | Aborda o trabalho e a missão da biblioteca escolar e do bibliotecário no âmbito da promoção e do incentivo à leitura. Trata da leitura em seu aspecto histórico e conceitual, e da existência de livros e bibliotecas no Brasil em aspecto histórico, relacionando-a com a história da educação no país, a fim de fornecer subsídios para que o leitor se situe acerca da importância da leitura e da biblioteca escolar no país, tendo noção do processo histórico por detrás da realidade atual e da complexidade que envolve quaisquer tentativas de melhorá-la. Ressalta a importância da biblioteca escolar como local dinâmico e propício para a construção do conhecimento, destacando o papel da leitura nesse processo. Analisa e discorre sobre a missão do bibliotecário no contexto escolar e acerca da formação e subsídios teóricos que este profissional deve ter para que execute um bom trabalho e seja capaz de introduzir os alunos ao universo da leitura. Estuda o panorama da situação das bibliotecas do Colégio Cruzeiro - Unidade Centro e Colégio Pedro II - Unidade Centro por meio de entrevista com os bibliotecários e pesquisa qualitativa e quantitativa com vinte usuários, com o objetivo de, através dos resultados obtidos, refletir sobre o panorama das práticas atuais em bibliotecas escolares e considerar o que pode e deve ser feito para melhorar tal panorama. Evidencia que a biblioteca escolar bem equipada com o profissional bibliotecário presente contribui para a promoção da leitura e da biblioteca como local dinâmico e acolhedor. | - |
Descrição: dc.description | It addresses the work and mission of the school library and librarian in the promotion and encouragement of reading. It deals with reading in its historical and conceptual aspect, and the existence of books and libraries in Brazil in historical aspect, relating it with the history of education in the country, in order to provide subsidies for the reader to situate about the importance of reading and the school library in the country, having a sense of the historical process behind the current reality and the complexity that involves any attempt to improve it. It emphasizes the importance of the school library as a dynamic and propitious place for the construction of knowledge, highlighting the role of reading in this process. Analyzes and discusses the mission of the librarian in the school context and about the training and theoretical subsidies that this professional must have to do a good job and to be able to introduce students to the universe of reading. It studies the panorama of the situation of the libraries of the Cruzeiro School –Center Unit and Pedro II School – Center Unit, through interviews with librarians and qualitative and quantitative research with twenty users, in order to, through the interpretation of reports and data, Highlights that a school library with a good infrastructure and with a qualified librarian present contributes to promotion of reading and of library as a dynamic and welcoming place. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fomento à leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de leitores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Missão do bibliotecário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Incentivo à leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecário | - |
Palavras-chave: dc.subject | School library | - |
Palavras-chave: dc.subject | Promotion of reading | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formation of readers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Librarian mission | - |
Título: dc.title | Revolução silenciosa: o papel da biblioteca escolar e do bibliotecário no fomento à leitura | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: