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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Fialho, Carlos Eduardo Machado | - |
Autor(es): dc.contributor | Serra, Carlos Henrique Aguiar | - |
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Lucas Correia | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Anderson Nunes de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:07:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:07:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24389 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763960 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo que orienta esta pesquisa qualitativa, apoiada em levantamento bibliográfico e documental, é compreender a representação social da morte e da transcendência a partir da poética de Cazuza e de Renato Russo, bem como os pressupostos ideológicos que marcam as obras de ambos os compositores, nas leituras derivadas de Carpeaux (2012a, 2012b), Dapieve (2006), Fuscaldo (2016), Grangeia (2016), Julião (2010), Magi (2013), Marcelo (2016), Marovatto (2015) e Montalvão (2009), e, por outro ângulo, com apoio na análise de discurso de Orlandi (2007), pretende-se apresentar uma singela interpretação dos sentidos possíveis das obras poéticas de ambos os compositores brasileiros do final do século XX, com destaque para seus gostos de classe e estilos de vida, à luz dos aspectos contemplados no recorte metodológico deste trabalho, consideradas as contribuições teóricas de Arendt (2015), Barros & Meucci (2003), Benjamin (2009; 2015), Bourdieu (1983), Derrida & Roudinesco (2004), Elias (1995; 2001), Goffman (2008), Herdt (2009), Lavelle (2012), Nietzsche (1983; 2008a; 2012), Ricoeur (2012), Roudinesco (2007), Schopenhauer (2001; 2013; 2015) e Sousa (2013), dentre outros. Parte indissociável desta monografia é o Anexo, no qual são apresentadas, na íntegra, 60 letras de autoria de Cazuza, bem como outras 48 letras cujo autor é Renato Russo, por conterem elementos textuais, simbólicos ou imagéticos que se conectam diretamente ao objeto de pesquisa ora proposto. Convencionou-se destacar todos os versos que remetem às temáticas essencialmente pesquisadas: sintomas da AIDS; as formulações sobre a morte; a noção de transcendência; e a relação com a fé. | - |
Descrição: dc.description | The objective that guides this qualitative research, supported by a bibliographic and documentary survey, is to understand the social representation of death and transcendence from the poetics of Cazuza and Renato Russo, as well as the ideological assumptions that mark the works of both composers, in the readings derived from Carpeaux (2012a, 2012b), Dapieve (2006), Fuscaldo (2016), Grangeia (2016), Julião (2010), Magi (2013), Marcelo (2016), Marovatto (2015) and Montalvão (2009), and, on the other hand, supported by Orlandi's (2007) discourse analysis this monograph aims to present a simple interpretation of the possible meanings of the poetic works of both Brazilian composers of the late twentieth century, highlighting their class tastes and lifestyles, in the light of the aspects contemplated in the methodological outline of this work, considering the theoretical contributions of Arendt (2015), Barros & Meucci (2003), Benjamin (2009; 2015), Bourdieu (1983), Derrida & Roudinesco (2004), Elias (1995; 2001), Goffman (2008), Herdt (2009), Lavelle (2012), Nietzsche (1983; 2008a; 2012), Ricoeur (2012), Roudinesco (2007), Schopenhauer (2001; 2013; 2015) and Sousa (2013), among others. An inseparable part of this monograph is the Annex, in which 60 lyrics by Cazuza are presented in their entirety, as well as 48 lyrics by Renato Russo, as they contain textual, symbolic or imagery elements that directly connect to the research object whose is proposed. It was agreed to highlight all verses that refer to the essentially researched themes: symptoms of AIDS; the formulations about death; the notion of transcendence; and the relationship with faith. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Morte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transcendência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ideologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cazuza | - |
Palavras-chave: dc.subject | Renato Russo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Morte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transcendentalismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ideologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Músico brasileiro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Death | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transcendence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ideology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cazuza | - |
Palavras-chave: dc.subject | Renato Russo | - |
Título: dc.title | A representação social da morte e da transcendência na poética de Cazuza e de Renato Russo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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