Escola pública e gestão neoliberal: o Procad em Minas Gerais

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSiqueira, Angela Carvalho de-
Autor(es): dc.contributorCPF:19000807622-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1582845755311904-
Autor(es): dc.contributorFontes, Virginia Maria Gomes de Mattos-
Autor(es): dc.contributorCPF:25080776022-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6459112125274953-
Autor(es): dc.contributorBruno, Lúcia Emília Nuevo Barreto-
Autor(es): dc.contributorCPF:47129008022-
Autor(es): dc.creatorChemp, Rubens Felipe-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:07:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:07:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-12-15-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2007-03-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18213-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763946-
Descrição: dc.descriptionMinas Gerais State public school s principals training, carried out during the 1990s, trough PROCAD I and PROACD II projects seem to be part of structural and ideological changes produced within the capitalist system at the end of the twentieth century. In the international arena, the 1970 s crises of the capitalist system impelled the U.S. Government to adopt (neo) liberal-type strategies, reaffirming capital s monopolist and financial model, in order to keep the U.S. leverage as a dominant nation. At the national setting, here in Brazil, reforms were introduced during the 1990s, following similar direction and also reinforcing the U.S. parameter and the neo-liberal model. In Minas Gerais State changes were also implemented following similar path, and the PROCAD I and PROCAD II projects are part of colligated actions. The mentioned changes emphasize the educational field, making them in the position of searching for the achievement of a dominant hegemonic character (GRAMSCI). PROCAD I and PROCAD II projects were implemented changing the established publics school s administrative direction as they introduce the business managerial way of administration as the most appropriate. Thus, public school, as an educator of disadvantaged classes can multiply the capitalist managerial model as the new blueprint regarding administration organization and values, endorsing and reaffirming capitalist system and its neo-liberal model.-
Descrição: dc.descriptionConselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico-
Descrição: dc.descriptionA capacitação de Diretores de Escolas Públicas Estaduais em Minas Gerais, realizada na década de 1990, através dos projetos PROCAD I (1998) e PROCAD II (2002), parece se configurar no âmbito de mudanças estruturais e ideológicas produzidas na esfera do sistema capitalista no final do século XX. No panorama internacional, a crise do sistema capitalista na década de 1970 obriga o governo dos Estados Unidos a implementar estratégias, nos moldes do padrão neoliberal e com a afirmação do modelo de capitalismo monopolista e financeiro, visando a manutenção de sua posição como potência dominante. No âmbito do Brasil, foram realizadas reformas na década de 1990, num movimento centrípeto em relação ao parâmetro estadunidense e ao modelo neoliberal. Em Minas Gerais, mudanças também foram implementadas nesse sentido, e os projetos PROCAD I e PROCAD II estão inseridos no conjunto das ações. Essas mudanças priorizam o campo educacional, o que as caracteriza num posicionamento de busca de um caráter hegemônico (Gramsci) de dominação. O PROCAD I e o PROCAD II, foram implementados alterando a orientação administrativa da escola pública, ao apresentarem o modelo empresarial de administração gerencial como o mais adequado. Portanto, a escola pública, como educadora das classes populares, pode disseminar como fórmula de organização e parâmetro de valores o modelo gerencial capitalista, como afirmação e confirmação do sistema capitalista e do modelo neoliberal.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEstado-
Palavras-chave: dc.subjectEscola pública-
Palavras-chave: dc.subjectReforma do ensino-
Palavras-chave: dc.subjectDiretor escolar-
Palavras-chave: dc.subjectGestão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectCapacitação de diretor-
Palavras-chave: dc.subjectReforma da década de 1990-
Palavras-chave: dc.subjectMinas Gerais (Estado)-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectState reform-
Palavras-chave: dc.subject1990 s reforms-
Palavras-chave: dc.subjectPublic education-
Palavras-chave: dc.subjectPrincipal s training-
Palavras-chave: dc.subjectBusiness administration-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleEscola pública e gestão neoliberal: o Procad em Minas Gerais-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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