Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Mauro Celso | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7467941125542368 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Ladário da | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3743563498830737 | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Elivelton Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9791486511562981 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5334719970399005 | - |
Autor(es): dc.creator | Reis, Rebeca Cristina Rosa dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:07:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:07:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28124 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763944 | - |
Descrição: dc.description | A demanda energética, que está diretamente ligada ao crescimento populacional, e sua crescente dependência de fontes não renováveis, tem exposto o Planeta a um stress ecológico sem precedentes, de modo que a transição da tecnologia de transportes baseada em combustíveis fósseis para a matriz elétrica é obrigatória. Neste sentido, tem havido um esforço muito grande no sentido de adaptar a tecnologia de baterias íon-lítio, do seu contexto original de equipamentos eletrônicos, para o contexto automotivo, ainda mais amplo e desafiante. Contudo, já há previsões de que a oferta de insumos minerais (lítio, cobalto, níquel) não será suficiente para equipar a frota automotiva mundial, ademais da expectativa de recrudescimento dos já graves desequilíbrios socioambientais relacionados à extração de alguns destes minérios em países economicamente vulneráveis. É portanto essencial a busca por tecnologias de baterias de íon metal baseadas em materiais mais abundantes e baratos, por exemplo, sódio e ferro. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo expor uma revisão crítica dos trabalhos que têm sido desenvolvidos em prol da proposição de baterias feitas de insumos de menor custo, a modos de contribuir para a análise de possíveis rotas de investigação futura | - |
Descrição: dc.description | Metal-ion batteries have been very important energy storage technologies for powering electronic devices. The energy demand, which is directly related to population growth, and its dependence on non-renewable sources, has exposed the planet to unprecedented ecological stress, so that the transition from fossil-based transport technology to the electrical matrix is mandatory. In this sense, there has been a worldwide R&D effort toward adapting the Li-ion battery technology, that had been developed for powering electronic devices, to the (even) much broader and challenging context of the electric vehicles. Evidences are that there will not be enough mineral raw materials (Li, Co, Mn or Ni ores) to face such an expected demand explosion. Besides, some of these critical feedstocks are extracted in economically vulnerable countries where there are already serious social and environmental issues, such as slave and child labor, as well as fresh water depletion or contamination around mining regions. Further research efforts on batteries for powering electric vehicles need therefore to focus on more abundant and cheaper materials, such as Na and Fe. In this context, the present work aims at a critical, but not comprehensible review of the research literature that has been undertaken toward the development of batteries made of cheaper and more abundant feedstocks. The aim of this work will be to contribute to the analysis of possible routes for future research | - |
Descrição: dc.description | 58 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Baterias de íon lítio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Baterias íon-sustentável | - |
Palavras-chave: dc.subject | Baterias de sódio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Híbridos elétricos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Veículos híbridos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Energia renovável | - |
Palavras-chave: dc.subject | Eficiência energética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento sustentável | - |
Palavras-chave: dc.subject | Global ion batteries | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ion-sustainable batteries | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sodium batteries | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hybrid and hybrid electric vehicles | - |
Título: dc.title | Baterias do tipo íon metal de baixo custo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: