A leitura e a escrita na infância: as políticas públicas no Brasil e a teoria histórico-cultural

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPrestes, Zoia-
Autor(es): dc.contributorChaves, Marta-
Autor(es): dc.contributorSantiago, Mylene Cristina-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2031390027346484-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1927800358488148-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1927800358488148-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3623759765067532-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0803555578064293-
Autor(es): dc.creatorSoares, Mirna Almeida Motta-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:07:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:07:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-08-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-08-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15831-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763929-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação busca analisar as políticas públicas brasileiras atuais referentes à leitura e à escrita com base na teoria histórico-cultural, e apresentar contribuições para o debate sobre a centralidade da criança em seu processo de aprendizagem. Entre as políticas públicas abordadas, destacam-se: o ensino fundamental obrigatório, com duração de nove anos, iniciado aos seis anos de idade (2006); o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (2012); a educação básica obrigatória a partir dos quatro anos de idade, oferecida em pré-escola (2013); o Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil (2013); o Plano Nacional de Educação (2014-2024); e a Base Nacional Comum Curricular (2017). Para a consecução deste trabalho faz-se uma crítica à escola, em sua tentativa de controle externo da aprendizagem, bem como às políticas públicas que desconsideram o caráter único dos processos de desenvolvimento humano. Para tanto, investiga-se alguns conceitos basilares de Vygotsky, que se destacaram ao longo da história até a atualidade, como: a fala oral e a fala escrita. Discute-se também, à luz da teoria: a idade cronológica e idade pedológica; a relação entre instrução escolar e desenvolvimento infantil; e a brincadeira de faz de conta e a escrita da criança. Outras questões importantes são abordadas, fornecendo instrumentos claros para a crítica do texto que ora é apresentado, como a utilização das traduções incompletas ou deturpadas das obras de Vygotsky em documentos oficiais do Ministério da Educação. Por fim, deve-se destacar que a teoria histórico-cultural perpassa todo o trabalho, a fim de evidenciar a corrente teórica defendida pela autora-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation aims to analyze current Brazilian public policies regarding reading and writing based on historical-cultural theory and to present contributions to the debate about the centrality of children in their learning process. Among the public policies addressed, the following stand out: compulsory primary education, which lasts nine years and starts at the age of six (2006); the National Pact for Literacy in the Right Age (2012); compulsory basic education from the age of four offered in pre-school (2013); the Project Reading and Writing in Early Childhood Education (2013); the National Education Plan (2014/2024); the National Curricular Common Base (2017). In order to achieve this work, it is made a critique of the school in its attempt to control external learning, as well as public policies that disregard the unique character of human development processes. Therefore, we investigate some basic concepts of Vygotsky, which have stood out throughout history to the present day, such as: oral and written speech. It is also discussed in the light of the theory, the chronological age and pedological age; the relationship between school instruction and child development; the make-believe game and the child’s writing. Other important issues are addressed, which provides clear instruments for the criticism of the text presented here, such as the use of incomplete or misrepresented translations of Vygotsky's works in official documents of the Ministry of Education. Finally, it should be noted that the historical-cultural theory permeates all work, in order to highlight the theoretical current defended by the author-
Descrição: dc.description106 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura e escrita-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria histórico-cultural-
Palavras-chave: dc.subjectInfância-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectEscrita-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica educacional-
Palavras-chave: dc.subjectReading and writing-
Palavras-chave: dc.subjectHistorical-cultural theory-
Palavras-chave: dc.subjectChildhood-
Título: dc.titleA leitura e a escrita na infância: as políticas públicas no Brasil e a teoria histórico-cultural-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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