O uso das tecnologias da informação e comunicação como instrumentos metodológicos de ensino da educação ambiental em escolas na microrregião do Vale do Paraíba Fluminense

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCarli, Ana Alice de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2137627912894977-
Autor(es): dc.contributorSantos, Danielle da Costa Rubim Messeder dos-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3774442484775804-
Autor(es): dc.contributorBrasil, Felipe da Costa-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6202668326517008-
Autor(es): dc.contributorMagalhães, Luís Mauro Sampaio-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8182251407761783-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4066468289406700-
Autor(es): dc.creatorCosta, Elenice dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:07:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:07:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-11-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28767-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763920-
Descrição: dc.descriptionsustentável, deve permear a lógica do pensamento moderno da sociedade da informação e do conhecimento. Nesta pesquisa investigouse como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) vêm sendo utilizadas nas escolas da microrregião do Vale do Paraíba Fluminense para promover a conscientização dos alunos a respeito dos problemas ambientais e como estas podem ser utilizadas para facilitar o processo de ensinoaprendizagem da Educação Ambiental (EA). Objetivouse realizar uma pesquisa bibliográfica acerca dessa temática, identificando quais tecnologias são utilizadas em sala de aula, o nível de conhecimento de informática dos professores e alunos e a utilização de laboratórios de informática nos conteúdos referentes à educação ambiental. O levantamento dos dados foi feito por meio de questionários e análise dos trabalhos encontrados na pesquisa bibliográfica, no período de fevereiro a junho de 2016. A partir dos resultados obtidos concluise que as tecnologias como computadores, pesquisas na Internet, imagens de satélites, blogs, fotografias, entre outras, são as mais utilizadas e que na opinião dos professores entrevistados eles possuem nível intermediário de conhecimento em informática enquanto que os alunos possuem nível básico e são receptivos a novas formas de aprendizagem. Em relação as dificuldades, a falta de formação pedagógica dos professores em TICs foi a mais citada.-
Descrição: dc.descriptionThe problem of preserving the environment, in line with the notion of sustainable development, must permeate the logic of modern thinking in the information and communication society. In this research, it was investigated how the Information and Communication Technologies (ICTs) can be used in schools in the Vale do Paraiba Fluminense microregion to promote students' awareness of environmental problems and how they can be used to facilitate the teaching practices education of Environmental Education (EA). The objective was to carry out a bibliographic research about this subject, identifying which technologies can be used in the classroom, the level of computer knowledge of teachers and students and the use of computer labs in the contents related to environmental education. The data were collected through questionnaires and analysis of the documents that was found in the bibliographic research, from February to June 2016. From the results obtained, it was concluded that technologies such as computers, Internet search, satellite images, blogs, photographs, among others, are the most used and in the opinion of the teachers interviewed, they have an intermediate level of computer knowledge while the students have a basic level and are receptive to new forms of learning. regarding the difficulties, the lack of pedagogical training of teachers in ICTs was the most cited.-
Descrição: dc.description85 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação e comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias do ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectTIC-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental education-
Palavras-chave: dc.subjectInformation and communication technologies-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching methodology-
Título: dc.titleO uso das tecnologias da informação e comunicação como instrumentos metodológicos de ensino da educação ambiental em escolas na microrregião do Vale do Paraíba Fluminense-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.