Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Domingos, Maria de Lurdes Costa | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Gilson Brito Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | Pacheco, Miriam Carmem Maciel da Nóbrega | - |
Autor(es): dc.creator | Matos, Norberto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:07:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:07:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-07-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-07-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/4108 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763898 | - |
Descrição: dc.description | Apesar do relativo avanço no sentido de manter a igualdade entre os cidadãos, a sociedade brasileira ainda não atende às necessidades específicas de alguns grupos, como: idosos, enfermos, crianças, gestantes e pessoas com deficiência (PcDs). Porém, no caso das PcDs, atualmente existem leis que visam incluí-las no mercado de trabalho, o que vem contribuindo para a sua contratação. Este trabalho objetivou investigar os principais desafios encontrados no processo de capacitação de PcDs pertencentes ao quadro efetivo do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ), que é uma instituição pública destinada ao ambiente educacional com formação humana, científica e tecnológica. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica a partir dos conceitos-chave que auxiliaram na identificação de publicações da temática estudada. A metodologia utilizada foi o estudo de caso com aplicação de questionários, os quais foram respondidos por grupos de funcionários com deficiência, de seus gestores, e também do setor de capacitação, sendo todos servidores públicos pertencentes ao quadro de profissionais do Cefet-RJ. O tratamento dos dados foi realizado através da análise de conteúdo. O trabalho de campo mostrou o envolvimento do profissional PcD com a instituição. Os objetivos almejados nesta pesquisa foram atingidos e direcionados para propostas de melhorias nos processos de inserção, contratação e adaptação das PcDs em seu ambiente de trabalho. | - |
Descrição: dc.description | Despite relative efforts in order to sustain citizen equality, Brazilian society still remains inattentive to some groups’ especial needs, such as the elderly, children, pregnant, sick and people with disability (PwD). However, concerning the PwDs, a current legislation aiming to insert them in the labor market actually exists and have been contributing to their hiring. This paper focused on the main challenges found during the PwDs capacitation process in the Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ) full-time staff. Cefet-RJ is a public institution destined to be an education environment for human, scientific and technological formation. From key concepts that helped identify publications for this studied theme, a bibliographical research was achieved. We used the case study methodology, in addition of questionnaires, answered by groups of employees with disability, their managers and also by the resource and training center. All questioned employees are from Cefet’s full-time staff. The data handling was done by analyzing the content. The fieldwork showed PwDs’ involvement with the Institution. The targets were achieved and the results directed as improvement proposals for insertion, hiring and adaptation processes in the working environment. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Organizações | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comportamento organizacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Capacitação profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoas com deficiência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoa com deficiência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comportamento organizacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Capacitação profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Organizations | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social inclusion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Organizational behavior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professional capacitation | - |
Palavras-chave: dc.subject | People with disability | - |
Título: dc.title | Os desafios da capacitação técnica das Pessoas com Deficiência (PcDs) no mercado de trabalho: um estudo de caso CEFET-RJ | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: