"Por que não podemos escrever como pessoas normais?": O metapuzzle como estrutura narrativa

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Antonio Carlos Amancio-
Autor(es): dc.contributorFreire, Rafael de Luna-
Autor(es): dc.contributorBragança, Maurício de-
Autor(es): dc.creatorCabral, Edmo Nunes Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:07:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:07:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-18-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-18-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5551-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763887-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho monográfico tem como objetivo obter uma definição de filme metapuzzle, um filme cuja a estrutura é composta por diversas complicações narrativas, a partir da análise de ideias propostas sobre puzzle film pelos principais autores no assunto (Warren Buckland, Elliot Panek, Thomas Elsaesser, David Bordwell e Allan Cameron) e uma interpretação baseada em puzzles físicos. O trabalho também busca identificar como estas complicações são construídas no universo fílmico através da narração, representação da diegese, montagem, uso de artifícios e temática e como estes filmes se diferenciam dos demais. Por fim, examinamos como Shane Carruth constrói esses puzzles em Primer, um filme de ficção científica de baixo orçamento que ganhou uma grande quantidade de seguidores devido a sua narrativa complexa, através da temática de viagem no tempo, estrutura não linear e linguagem técnica e como o advento de novas mídias e tecnologias permite que este fenômeno fílmico seja constantemente investigado-
Descrição: dc.descriptionThis monographic work has as its objective to find a definition of metapuzzle film, films whose structure is composed of various narrative complications, from the analysis of ideas proposed on puzzled film by leading authors on the subject (Warren Buckland, Elliot Panek, Thomas Elsaesser David Bordwell and Allan Cameron) and an interpretation based on physical puzzles. The work also seeks to identify how these complications are built in the filmic universe through narration, representation of diegesis, assembly, use of devices and themes and how these films are different from others. Finally, we examine how Shane Carruth builds these puzzles in Primer, a low budget science fiction movie of that has gained a lot of followers because of its complex narrative, through the time travel theme, non-linear structure and technical language and how the advent of new media and technologies allows this filmic phenomenon to be constantly investigated-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPuzzle film-
Palavras-chave: dc.subjectPuzzle-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativa complexa-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectPrimer-
Palavras-chave: dc.subjectViagem no tempo-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectFicção científica-
Palavras-chave: dc.subjectPuzzle film-
Palavras-chave: dc.subjectPuzzle-
Palavras-chave: dc.subjectComplex narrative-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectPrimer-
Palavras-chave: dc.subjectTime travel-
Título: dc.title"Por que não podemos escrever como pessoas normais?": O metapuzzle como estrutura narrativa-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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