Programas de incentivo ao letramento acadêmico dos estudantes usuários de bibliotecas universitárias

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMilani, Suellen Oliveira-
Autor(es): dc.contributorSouza , Elisabete Gonçalves de-
Autor(es): dc.contributorRubén Alvarez, Gonzalo-
Autor(es): dc.creatorDamas, Fabiane de Lima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:06:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:06:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-04-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32199-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763833-
Descrição: dc.descriptionAborda o incentivo ao letramento acadêmico dos estudantes usuários das bibliotecas universitárias. A função das bibliotecas universitárias no atendimento da comunidade acadêmica, satisfazer as necessidades informacionais dos usuários e atuar como recurso de apoio pedagógico no ensino da linguagem científica e do letramento acadêmico, justificam a escolha do tema. Desse modo, estabelece-se o seguinte problema pesquisa: de que forma o desenvolvimento do letramento acadêmico pode ser incentivado em bibliotecas universitárias? Propõe a hipótese de a implementação de programas de letramento nas bibliotecas universitárias como ações que incentivam o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias para a inclusão efetiva dos estudantes na comunidade acadêmica. O objetivo geral é caracterizar programas de letramento acadêmico com vistas ao estabelecimento de boas práticas em bibliotecas universitárias. Os objetivos específicos propõem caracterizar as bibliotecas universitárias brasileiras, apresentar a conceituação de letramento acadêmico, apresentar programas de letramento acadêmico e elaborar diretrizes para a implementação de programas de letramento acadêmico em bibliotecas universitárias. Empregou a metodologia de pesquisa bibliográfica, documental e análise das fontes de informação sobre os serviços e ações de incentivo ao letramento acadêmico dos estudantes recuperadas nos websites de seis instituições de incentivo à pesquisa científica. Atendeu aos objetivos e apresentou ações e orientações adotadas por programas de letramento de bibliotecas universitárias para auxiliar o desenvolvimento das habilidades e competências de escrita, leitura e orais necessárias ao sucesso acadêmico dos estudantes. Alcançou a hipótese pela sugestão de três diretrizes que contemplam o planejamento da metodologia de ensino a ser utilizada nos programas, a adequação dos instrumentos tecnológicos para mediação comunicacional e o desenvolvimento de estratégias de ensino para a formação de profissionais capazes de atuar nessa função. Demonstrou que a adoção de programas de letramento acadêmico nas bibliotecas universitárias colabora para que os estudantes as percebam como ambientes de inclusão científica.-
Descrição: dc.descriptionAddresses the incentive to academic literacy of students who use university libraries. The role of university libraries in serving the academic community, satisfying the informational needs of users and acting as a pedagogical support resource in the teaching of scientific language and academic literacy, justify the choice of theme. Thus, the following research problem is established: how can the development of academic literacy be encouraged in university libraries? It proposes the hypothesis of the implementation of literacy programs in university libraries as actions that encourage the development of the skills and competencies necessary for the effective inclusion of students in the academic community. The general objective is to characterize academic literacy programs with a view to establishing good practices in university libraries. The specific objectives propose to characterize Brazilian university libraries, present the concept of academic literacy, present academic literacy programs and elaborate guidelines for the implementation of academic literacy programs in university libraries. It used the methodology of bibliographical and documentary research and analysis of information sources on services and actions to encourage students' academic literacy retrieved from the websites of six institutions that encourage scientific research. It met the objectives and presented actions and guidelines adopted by university library literacy programs to assist the development of writing, reading and oral skills and competencies necessary for students' academic success. The hypothesis was reached through the suggestion of three guidelines that contemplate the planning of the teaching methodology to be used in the programs, the adequacy of the technological instruments for communicational mediation and the development of teaching strategies for the formation of professionals capable of acting in this function. It was demonstrated that the adoption of academic literacy programs in university libraries helps students perceive them as environments for scientific inclusion.-
Descrição: dc.description57 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento acadêmico-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes universitários-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecas universitárias-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma de letramento acadêmico-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento informacional-
Palavras-chave: dc.subjectEstudante universitário-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca universitária-
Palavras-chave: dc.subjectAcademic literacy-
Palavras-chave: dc.subjectUniversity students-
Palavras-chave: dc.subjectUniversity libraries-
Palavras-chave: dc.subjectAcademic literacy programs-
Título: dc.titleProgramas de incentivo ao letramento acadêmico dos estudantes usuários de bibliotecas universitárias-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.