Aspectos neuropsicológicos da persão pediátrica do mini exame do estado mental: contribuições para diagnóstico de deficiência intelectual

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMaia Filho, Heber de Souza-
Autor(es): dc.contributorSoares, Rosa Leonôra Salerno-
Autor(es): dc.contributorFernandes, Alexandre Ribeiro-
Autor(es): dc.contributorNórte, Carlos Eduardo-
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Adauto Dutra Moraes-
Autor(es): dc.contributorMaia Filho, Heber de Souza-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5239400642710711-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1030331032570376-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4236328959320774-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3751428093323772-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7070604646823672-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4193300724001794-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1030331032570376-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Valéria de Moraes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:06:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:06:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-18-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8820-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763809-
Descrição: dc.descriptionINTRODUÇÃO: A deficiência intelectual (DI) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por rebaixamento significativo das funções intelectuais e prejuízos importantes das capacidades adaptativas, com início antes dos 18 anos. Para o diagnóstico da DI, há a necessidade da avaliação psicométrica da inteligência, um procedimento especializado de alto custo e demorado. A suspeita clínica de DI frequentemente parte do médico, que carece de instrumentos de triagem validados que permitam a indicação precisa de avaliação neuropsicológica para os casos selecionados. A versão pediátrica do Mini Exame do Estado Mental (MEEM) vem sendo estudada como recurso de triagem, demonstrando boa sensibilidade, porém com baixa especificidade. Há necessidade de se reconhecer quais outros fatores neuropsicológicos, além da inteligência, contribuem para os resultados do MEEM. OBJETIVO: Avaliar a relação entre as funções neuropsicológicas e o desempenho no MEEM (escore total e itens) em uma amostra selecionada de crianças e adolescentes com dificuldade escolar e suspeita clínica de DI. MÉTODOS: Participaram 54 crianças e adolescentes, entre 7 anos a 14 anos, atendidos no setor de Neuropediatria do Hospital Universitário Antônio Pedro. A amostra de conveniência foi avaliada por neuropediatra através de anamnese estruturada e exame clínico, com posterior aplicação por neuropsicólogas da Escala de Inteligência para Crianças Wechsler - WISC-IV e do MEEM. RESULTADOS: O quociente intelectual total foi rebaixado em 75,9% da amostra. Todos os subtestes e índices do WISC-IV apresentaram correlação significativa diretamente proporcional ao escore total do MEEM, exceto o Índice de Compreensão Verbal. Os subtestes Informação, Sequência de Números e Letras e Procurar Símbolos e o Índice de Memória Operacional foram variáveis independentes significativas para o total de MEEM. Os subtestes e índices do WISC-IV que apresentaram maior relação independente com cada item do MEEM foram Informação e o Índice de Memória Operacional. A capacidade explicativa geral dos subtestes foi moderada, ou seja, 43% da variabilidade do escore MEEM foi explicada pelos subtestes. Porém, a capacidade explicativa geral dos índices foi fraca, ou seja, apenas 15% da variabilidade do escore MEEM foi explicada pelos índices. CONCLUSÃO: A relação entre a capacidade cognitiva global e o MEEM reflete uma correlação universal dos itens do WISC IV. Há, contudo, uma possível correlação mais próxima entre memória operacional e linguagem com os escores do MEEM. Pode-se supor que as presenças de déficits nas funções executivas, na memória, na linguagem e na velocidade de processamento tenham influenciado o baixo desempenho das crianças na versão pediátrica do MEEM-
Descrição: dc.descriptionINTRODUCTION: Intellectual disability (ID) is a neurodevelopment disorder characterized by a significant lowering of intelectual functions and important losses in adaptive capacities, starting before 18 years old. There is need, for the ID diagnosis, of a psychometric evaluation of intelligence, which is a specialized procedure, of high costs and time-consuming. The clinical suspicion of ID frequently comes from the physician, that is in need of validated screening instruments that allow the precise indication of neuropsychological evaluation for the selected cases. The pedriatic version of the Mini Mental State Examination (MMSE) has been studied as a screening resource, showing good sensibility, but with low specificity. There is need to recognize which other neuropsychological factors, besides intelligence, contribute to the MMSE results. OBJECTIVE: To evaluate the relations between neuropsychological functions and the MMSE performance (total score and items) in a selected sample of kids and adolescents facing difficulties in school and clinical suspicion of ID. METHODS: 54 kids and adolescents participated, all within 7 and 14 years old, serviced by the Neuropediatric sector of the Hospital Universitário Antônio Pedro. The convenience sample was evaluated by a neuropediatrician through structured anamnesis and clinical exams, with subsequent application by neuropsychologists of the Wechsler Intelligence Scale for Children (WISC-IV) and the MMSE. RESULTS: The intelectual ratio was low in 75,9% of the sample. All subtests and WISC-IV rates showed significative direct proportional correlation to the total MMSE score, except for the Verbal Comprehension Index. The subtests Information, Letter-Number Sequencing and Symbol Search and the Working Memory Index were significative independent variables for the MMSE total. The subtests and WISC-IV indexes that showed greater independent relation with each MMSE item were Information and the Working Memory Index. The general explanatory capacity of the subtests was moderated, 43% of the MMSE score was explained by the subtests. However, the general explanatory capacity of the indexes was weak, only 15% of the score variability was explained by the indexes. CONCLUSION: The relation between the global cognitive capacity and the MMSE reflects a universal correlation of the WISC-IV items. There is, however, a possible closer correlation between operational memory and language with the MMSE scores. One can assume that the presence of deficits in executive functions, in memory, language and processing speed have influenced the low performance of kids in the pediatric version of MMSE-
Descrição: dc.description93f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação neuropsicológica-
Palavras-chave: dc.subjectCriança-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescente-
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação neuropsicológica-
Palavras-chave: dc.subjectCriança-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescente-
Palavras-chave: dc.subjectIntellectual disability-
Palavras-chave: dc.subjectNeuropsychological evaluation-
Palavras-chave: dc.subjectMMSE pediatric version-
Palavras-chave: dc.subjectChild-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescent-
Título: dc.titleAspectos neuropsicológicos da persão pediátrica do mini exame do estado mental: contribuições para diagnóstico de deficiência intelectual-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.