Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Melo, Maria Elizabeth Chaves de | - |
Autor(es): dc.contributor | Ribas, Maria Cristina Cardoso | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5649309114787011 | - |
Autor(es): dc.contributor | Moraes, Stela Maria Sardinha Chagas de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781509P4 | - |
Autor(es): dc.contributor | Medeiros, Vanise Gomes de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728009T0 | - |
Autor(es): dc.contributor | Fellows, Maria Ruth Machado | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796430H4 | - |
Autor(es): dc.contributor | Mariani, Bethânia Sampaio Correa | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780295T2 | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira Júnior, Osvaldo Soares de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:06:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:06:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-05-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-03-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/18838 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763806 | - |
Descrição: dc.description | The main objective of the present work is to analyze the understanding of the works of the Brazilian classic writer Machado de Assis among secondary school students of the second grade (about 15 to 17 years old) in two schools in the city of Rio de Janeiro - one public and one private. The two centers were visited to analyze how those works are being read by students, which teaching methods were applied to present them and stimulate reading, and in how far the critical content of the books was explained to help the readers. During the period of my research, I got to know from the inside the mechanisms that drive education, and was able to describe teaching methods, as well as the encounter of students with the works. It was found out that the two establishments, despite profound social differences that separate them, have common difficulties. Those are: a lack of literature reading habits among a relevant part of the students, which is making the contact with the works of Machado de Assis harder; the lack of consolidation of reading skills that would otherwise facilitate the contact with the texts; and the difficulty among a significant part of the readers to go below the surface of the texts and reach deeper levels of meaning. Nevertheless, it was also noted that despite the difficulties, a communication between these readers and the unlimited potential of these works is possible | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem como objetivo principal analisar a recepção de Machado de Assis por alunos de segunda série do Ensino Médio de duas escolas, uma pública e uma particular, localizadas na cidade do Rio de Janeiro. Durante o tempo em que estivemos no campo pesquisado, conhecermos internamente as engrenagens que põem em marcha o ensino e descrevermos as estratégias docentes e o encont ro do aluno com as obras. Constatamos que os dois estabelecimentos, apesar das profundas diferenças sociais que os distanciam, apresentam algumas dificuldades comuns, como a falta de hábito de leitura literária de uma parte relevante dos alunos, o que dificulta o contato com a obra de Machado de Assis, a não consolidação de habilidades de leitura que facilitariam o contato com os textos e a dificuldade de uma parte significativa dos leitores de ultrapassar a epiderme textual para atingir camadas mais profundas de significação. Entretanto, percebemos também que, apesar dos obstáculos, é possível a comunicação entre esses leitores e o potencial inesgotável dessas obras | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/vnd.ms-powerpoint | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | letras | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Machado de Assis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura (ensino médio) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recepção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Etnografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading habits | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | Ao leitor... as batatas : um estudo sobre a recepção de Machado de Assis por alunos do ensino médio | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: