Formação continuada de professores : uma repercussão na prática pedagógica?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPaula, Maria de Fátima Costa de-
Autor(es): dc.contributorCPF:64118096749-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795700A2-
Autor(es): dc.contributorLinhares, Célia Frazão Soares-
Autor(es): dc.contributorCPF:33901384715-
Autor(es): dc.contributorSilva, Waldeck Carneiro da-
Autor(es): dc.contributorCPF:82023018749-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4784115E9-
Autor(es): dc.contributorSantos, Sonia Regina Mendes dos-
Autor(es): dc.contributorCPF:19907667522-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6858518428711558-
Autor(es): dc.creatorCardoso, Edilza Maria de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:06:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:06:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17645-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763803-
Descrição: dc.descriptionThis paper discusses the continuing formation of teachers and its effect on their performance. It also aims at analyzing if the structured knowledge being framed as a theoretical reflection has been incorporated to the teacher s practice. The focus of this study was centered on teachers who took the II Curso de Extensão Universitária em Educação de Jovens e Adultos (Second Course of College Extension in Adolescent and Adult Education) held in 2004 by Programa de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação (Program of Adolescent and Adult Education of the City Department of Education) in the city of Rio de Janeiro together with Universidade Federal Fluminense. In order to analyze this study, twenty-one subjects were interviewed such as teachers who participated in the above mentioned course and also its active teachers together with the coordinators who were all chosen at random. A document analysis was also performed including the pedagogical proposal and the content of the course, the laws ruling teachers formation, among others. In order to answer the questions raised by this study, we have selected Antonio Gramsci, Paulo Freire, Antonio Nóvoa and Célia Linhares as the main theoretical references. When discussing teachers formation we have first outlined the political context in which the public policies that describe them are inserted. We have covered a bibliographical review on teachers continuing formation, establishing a parallel with the development of the teacher s career and highlighting the teachers political and reflexive role in the development of their job. The data collected during the research was then organized like this: the pedagogical proposal of the course, the cooperation process between the university and the city, the teachers perception of the formative process and the relationship between continuing formation and teachers practice. We have chosen to use the qualitative research so that the teachers answers would give way to a reflexive attitude about their practice.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho discute a formação continuada de professores e a repercussão desse processo na prática docente, no sentido de analisar se os conhecimentos construídos como reflexão teórica foram incorporados à prática docente. O foco do estudo centrou-se nos professores que fizeram o II Curso de Extensão Universitária em Educação de Jovens e Adultos realizado pelo Programa de Educação de Jovens e Adultos do Departamento de Educação da Secretaria Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro, em convênio com a Universidade Federal Fluminense, realizado no período de abril a agosto de 2004. Para essa análise, foram entrevistados professores que participaram do referido Curso e professores dinamizadores do mesmo, escolhidos aleatoriamente por amostragem, assim como os coordenadores, num total de vinte e um sujeitos. Foi realizada também, uma análise documental, que englobou a proposta pedagógica e o conteúdo do Curso, a legislação que regulamenta a formação de professores, dentre outros. Para responder as questões levantadas pelo estudo, selecionamos como principais referenciais teóricos Antonio Gramsci, Paulo Freire, Antonio Nóvoa e Célia Linhares. Ao abordar a formação de professores, primeiramente traçamos o contexto político em que se insere e as políticas públicas que a delineiam. Realizamos uma revisão bibliográfica sobre a formação continuada de professores, estabelecendo um paralelo com o desenvolvimento da profissão docente e destacando o papel político e reflexivo do professor no desenvolvimento de seu ofício. Os dados coletados na pesquisa ficaram assim organizados: a proposta pedagógica do curso, o processo de cooperação entre a universidade e o município, a percepção dos professores sobre o processo formativo e a relação entre a formação continuada e a prática docente. Adotamos a pesquisa qualitativa de forma que as respostas dos professores possibilitassem uma atitude reflexiva sobre a sua prática.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor-
Palavras-chave: dc.subjectFormação e aperfeiçoamento do professor-
Palavras-chave: dc.subjectMagistério-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica de formação de professor-
Palavras-chave: dc.subjectEducação permanente-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas públicas de formação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuada de professores-
Palavras-chave: dc.subjectPapel político e reflexivo do professor-
Palavras-chave: dc.subjectPrática docente-
Palavras-chave: dc.subjectPolicies on teachers formation-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers continuing formation-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers political and reflexive role-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers practice-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleFormação continuada de professores : uma repercussão na prática pedagógica?-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.