A atuação da Universidade Federal Fluminense diante da prevenção e atenção à saúde mental dos estudantes

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMarendino, Rosane-
Autor(es): dc.contributorChaves, Iduina Mont’Alverne-
Autor(es): dc.creatorFonseca, Viviane Petrucio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:06:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:06:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-02-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-02-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22274-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763799-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho monográfico objetiva estimular a reflexão a respeito da saúde mental, a qualidade de vida dos estudantes universitários e o que as universidades têm feito a respeito disso. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica para obtenção de maiores informações acerca da história da saúde mental no Brasil e das áreas de saúde mental e educação para delinear um panorama sobre as questões levantadas. O trabalho foi incitado pela participação na disciplina optativa Tópicos especiais em sociologia da educação que abordou temas como o adoecimento estudantil, tendo o sofrimento psíquico como destaque em algumas discussões. Os resultados mostram que ainda há um longo caminho a ser percorrido até as universidades alcançarem um nível desejável e satisfatório na atenção e prevenção à saúde mental dos estudantes. Desta forma, a conclusão aponta a necessidade de um enfoque maior e mais discussões sobre essas questões, visando aumentar sua visibilidade e fazer com que a sociedade e os órgãos públicos deem devida atenção ao tema e disponibilizem investimentos para que ocorra a ampliação no atendimento e melhorias na qualidade de vida estudantil-
Descrição: dc.descriptionThis monographic work aims to stimulate reflection on mental health, the quality of life of university students and what universities have done about it. The methodology used is based on bibliographic research to obtain more information about the history of mental health in Brazil and the areas of mental health and education to outline an overview of the issues raised. The work was prompted by participation in the optional discipline Special topics in sociology of education, which addressed topics such as student illness, with psychological distress highlighted in some discussions. The results show that there is still a long way to go before universities reach a desirable and satisfactory level of attention and prevention of student’s mental health. Thus, the conclusion points to the need for a greater focus and more discussions on these issues, in order to increase its visibility and make society and public bodies pay due attention to the topic and provide investments for the expansion of service and improvement in student quality of life-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde mental-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade de vida-
Palavras-chave: dc.subjectNúcleos de apoio ao estudante-
Palavras-chave: dc.subjectUFF-
Palavras-chave: dc.subjectEstudante universitário-
Palavras-chave: dc.subjectApoio social-
Palavras-chave: dc.subjectMental health-
Palavras-chave: dc.subjectUniversity-
Palavras-chave: dc.subjectQuality of life-
Palavras-chave: dc.subjectStudent support centers-
Palavras-chave: dc.subjectUFF-
Título: dc.titleA atuação da Universidade Federal Fluminense diante da prevenção e atenção à saúde mental dos estudantes-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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