Professoras, crianças e natureza: narrativas docentes da/na pandemia

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOstetto, Luciana Esmeralda-
Autor(es): dc.contributorWillms, Elni Elisa-
Autor(es): dc.contributorVilela, Mariana Lima-
Autor(es): dc.contributorMaia, Marta Nidia Varella Gomes-
Autor(es): dc.creatorPinto, Amanda Lobosco-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:06:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:06:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32529-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763794-
Descrição: dc.descriptionComo garantir às crianças o contato com a natureza, que é seu direito? Como oportunizar experiências em liberdade, em espaços abertos? Entre a criança e a natureza, certamente há um adulto, que possibilita ou impede sua experiência. No caso da Educação Infantil, o que as professoras teriam a contar, sobre organizar tempos, espaços e experiências junto à natureza, com as crianças, em tempos pandêmicos? Na trilha desses questionamentos, seguiu a pesquisa de mestrado, desenvolvida na Linha de Pesquisa Linguagem, Cultura e Processos Formativos, do PPGEdu da Universidade Federal Fluminense - UFF. O objetivo geral foi mapear experiências de professoras da Educação Infantil pública do município de Niterói, que aproximam crianças e natureza, no contexto da pandemia de covid-19, a partir de suas narrativas. Considerando a importância das narrativas docentes, como fios que tecem a partilha de suas experiências, o diálogo com os pressupostos da pesquisa narrativa, no âmbito das abordagens autobiográficas (Bragança, 2008; Josso, 1999; 2010; Nóvoa, 2009) fundamentou o percurso teórico-metodológico. Tendo em vista o contexto pandêmico, cujos protocolos sanitários impunham o distanciamento físico, a produção de dados foi viabilizada por meio de “conversas pelas janelas virtuais” (Mello, 2021), com professoras de Educação Infantil da Rede Pública de Niterói/RJ. As conversas foram gravadas, transcritas, apresentadas às participantes e, com sua concordância, textualizadas para comporem a dissertação. As narrativas falam da relação com a natureza - nas memórias de infância, na vida pessoal e profissional, na pandemia, com as crianças, na Educação Infantil -, e são apresentadas em conjuntos de pequenas histórias, cuja forma é inspirada nas mônadas de Benjamin (1987). O diálogo com a matéria viva das narrativas lançou luzes para a relação criança, professoras e natureza na pandemia: novas formas de aproximação, entre a escola e as crianças, foram pensadas e experimentadas - na virtualidade, partilhando paisagens e elementos naturais, como os bichos do sítio e as vagens do feijão, por meio de vídeos produzidos e videochamadas; como um ato de resistência e de desobediência pedagógica, a cidade, a praça, o parque, cada cantinho ao ar livre da escola, foram tomados como lugares fundamentais para garantir o direito das crianças à convivência. As experiências de professoras que inserem a natureza como temática e como vivência em seu cotidiano, ousando sair dos muros escolares, guiadas pela consciência da cultura pelo bem viver com o corpo e mente em desejo, alegria e liberdade, são inspiração. Afirmar um modo de convívio amoroso, fundamentado na ética do cuidado, que concebe o ser humano como parte da natureza, é confiar na invenção de outras educações, desfazendo os entraves conceituais e práticos que separam natureza e vida, vida e educação, criança e natureza, docência e experiência.-
Descrição: dc.descriptionHow can we guarantee children contact with nature, which is their right. How to provide opportunities for freedom experiences, in free and open spaces? Between a child and the nature, there is certainly an adult, who enables or impedes their experience. In the case of Early Childhood Education, what would teachers have to say about organizing time, spaces, and experiences in nature for children, in pandemic times? On the trail of these questions these master's research was based on, developed in the Language, Culture and Training Processes Research Line, at PPGEdu at Universidade Federal Fluminense - UFF. The general objective was to map experiences of public Early Childhood Education teachers in the city of Niterói, that bring children and nature closer together, in the context of the covid-19 pandemic, based on their narratives. Considering the importance of teaching narratives, as threads that weave the sharing of their experiences, the dialogue with the assumptions of narrative research, within the scope of autobiographical approaches (Bragança, 2008; Josso, 1999; 2010; Nóvoa, 2009) based on the theoretical- methodological path. Considering the pandemic context, which health protocols imposed physical distancing, the data production was made possible through “conversations through virtual windows” (Mello, 2021), with Early Childhood Education teachers from the Public School of Niterói/RJ. The conversations were recorded, transcribed, presented to the participants and, with their agreement, textualized to compose these dissertation. The narratives talk about the relationship with nature - in childhood memories, in personal and professional life, in the pandemic, with children in Early Childhood Education - and are presented in sets of small stories, it form is inspired by Benjamin's monads (1987). The dialogue with the living matter of the narratives shed light on the relationship between children, teachers and nature during the pandemic: new forms of rapprochement between schools and children were thought and experimented - in virtuality, sharing landscapes and natural elements, such as animals of the farm and the bean pods, through produced videos and video calls; As an act of resistance and pedagogical disobedience, the city, the square, the park, every outdoor corner of the school, were taken as fundamental places to guarantee children's right to coexistence. The experiences of teachers who include nature as a theme and as an experience in their daily lives, daring to leave the school walls, guided by the awareness of culture for living well with the body and mind in desire, joy and freedom are inspiration. Affirming a way of loving coexistence, based on the ethics of care, which conceives the human being as part of nature, is to trust in the invention of other educations, removing the conceptual and practical obstacles that separate nature and life, life and education, child and nature, teaching and experience.-
Descrição: dc.description139 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCriança e Natureza-
Palavras-chave: dc.subjectPandemia-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativas autobiográficas docentes-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantil-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectNatureza-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativa-
Palavras-chave: dc.subjectChild and Nature-
Palavras-chave: dc.subjectPandemic-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher autobiographical narratives-
Palavras-chave: dc.subjectEarly Childhood Education-
Título: dc.titleProfessoras, crianças e natureza: narrativas docentes da/na pandemia-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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