Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Nascimento, Daniel Arruda | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Candido Francisco Duarte dos Santos e | - |
Autor(es): dc.contributor | Barros, Mateus Ferreira de | - |
Autor(es): dc.creator | Pessanha, Laiz Monteiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:06:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:06:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/10903 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763790 | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa interessa-se pela representação dos direitos sociais feitas em cinco documentários brasileiros. São eles: Linha de Corte (2013), Histórias da fome no Brasil (2017), Ameaçados (2014), Terminal 3 (2017) e É o que eu penso e é o que eu vejo (2017). Procura-se inicialmente situar a questão dos direitos sociais no interior da luta por direitos humanos. Em seguida, busca-se a construção de um olhar crítico quanto à representação fílmica feita pelo cinema documentário, mobilizando para tanto as obras de Bill Nichols e Jean-Claude Bernardet. Por fim, empreendemos a análise dos documentários citados, procurando observar como a questão dos direitos sociais surge no discurso dos sujeitos de direito, bem como quais atores emergem como relevantes na busca por sua efetivação. | - |
Descrição: dc.description | The present research is interested in the representation of social rights shown in five Brazilian documentaries. They are: Linha de Corte (2013), Histórias da fome no Brasil (2017), Ameaçados (2014), Terminal 3 (2017) and É o que eu penso e é o que eu vejo (2017). It is initially sought to situate the issue of social rights within the struggle for human rights. Next, we offer a construction of a critical view regarding the film representation made by the documentary, mobilizing the works of Bill Nichols and Jean-Claude Bernardet. Finally, we undertake the analysis of the mentioned documentaries, trying to observe how the issue of social rights arises in the discourse of the subjects of law, as well as which actors emerge as relevant in the search for its effectiveness. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direitos humanos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema documentário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direitos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direitos humanos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Documentário (Cinema) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Condição social | - |
Título: dc.title | A busca por direitos sociais em cinco documentários brasileiros | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: