Sequência didática para o ensino de cinemática através de vídeo análise baseada na teoria da aprendizagem significativa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHuguenin, José Augusto Oliveira-
Autor(es): dc.contributorPenna, Thadeu Josino Pereira-
Autor(es): dc.contributorZarro, Carlos Augusto Domingues-
Autor(es): dc.creatorSantos, Rafael Pinheiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:06:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:06:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-27-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-27-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4697-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763780-
Descrição: dc.descriptionA proposta desta dissertação é apresentar o desenvolvimento de um produto educacional para ensinar cinemática através de vídeo análise utilizando o software Tracker para turmas do ensino médio. O produto educacional consiste em uma sequência didática, que será conduzida por uma série de perguntas com o intuito de construir com os alunos, a partir da observação dos fenômenos e da experimentação, um modelo matemático dos movimentos tradicionalmente estudados no ensino médio. Para alicerçar o desenvolvimento deste produto, apresentamos uma breve fundamentação teórica sobre cinemática, aprendizagem significativa e tecnologia da informação e comunicação (TICs). Essa proposta de trabalho foi levada à sala de aula e os resultados da aplicação são avaliados pela técnica de análise de conteúdo aplicado à sequência didática. Acreditamos que o produto apresentado pode participar diretamente da formação das competências e habilidades dos alunos. Além disso, a realização da vídeo análise motivou os estudantes e foi possível perceber um maior envolvimento nas atividades, o que é prerrogativa fundamental para atingir-se a aprendizagem significativa-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThe purpose of this dissertation is to present the development of an educational product to teach kinematics through analysis video using the Tracker software for high school classes. The educational product consists on a didactic sequence, which will be conducted through a series of questions in order to build with students from the observation of phenomena and experimentation, a mathematical model of movements traditionally studied at high school. In support of the development of this product there is a brief theoretical framework of kinematics, meaningful learning and information and communication technology (ICT). This work proposal was brought to the classroom and the application of the results are evaluated by content analysis technique applied to the teaching sequence. We believe that the product presented may participate directly in the formation of skills and abilities of the students. Furthermore, the realization of video analysis motivated the students and it was possible to observe a greater involvement in the activities, which is a fundamental prerogative to achieve meaningful learning-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectUso de vídeo análise-
Palavras-chave: dc.subjectTracker-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectCinemática-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativa-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics teaching-
Palavras-chave: dc.subjectUse of video analysis-
Título: dc.titleSequência didática para o ensino de cinemática através de vídeo análise baseada na teoria da aprendizagem significativa-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.