O potencial da ficção científica como facilitadora no ensino de educação ambiental: uma revisão sistemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFernandes, José Artur Barroso-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8165573791698296-
Autor(es): dc.contributorVilela, Mariana Lima-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5813804226839410-
Autor(es): dc.contributorAmaral, Marise Basso-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9955355880865022-
Autor(es): dc.contributorCavalieri, Lucia-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0065570652011145-
Autor(es): dc.contributorhttps://lattes.cnpq.br/7505416166004636-
Autor(es): dc.creatorChaves, Lucas Pacheco-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:06:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:06:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27347-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763773-
Descrição: dc.descriptionA Educação Ambiental (EA), uma dimensão da educação que visa discutir, problematizar e refletir basicamente sobre a relação dos seres humanos com o meio ambiente, natural ou não, se torna cada dia mais essencial em meio a crise climática e ao colapso ambiental. Estudar novas ferramentas capazes de facilitar o ensino de EA passa a ser uma missão importante e, dessa maneira, uma ferramenta promissora que este trabalho investiga são filmes de Ficção Científica (FC). Através de uma metodologia pautada nos modelos de Revisão Sistemática e Estado da Arte, este trabalho utilizou os termos de busca “Educação Ambiental”, “Ficção Científica”, “Cinema”, “Filme”, “Ensino de Ciências”, “Ensino” e “Aprendizagem” combinados de diversas maneiras nas bases de dados Scielo, Periódico Capes e Revista FURG: Ambiente & Educação no decênio de 2012 a 2021, a fim de investigar o que dizem os trabalhos sobre a função da FC e do Cinema no Ensino e na EA. Os resultados da investigação desenharam um panorama sobre o perfil dos autores que estudam a EA e/ou a FC. Também demonstram o uso desse gênero cinematográfico para motivar alunos, explicar conceitos científicos ou, principalmente, problematizar a realidade com base no que trazem os filmes. Por fim, o trabalho concluiu que, apesar de precisar de mais pesquisas para traçar afirmações concretas, é possível observar uma tendência ao uso da FC e do Cinema no Ensino, principalmente para formar o pensamento crítico e, portanto, é possível associar essa potência da FC ao ensino de EA, embora não tenham sido encontrados estudos dessa associação promissora.-
Descrição: dc.descriptionEnvironmental Education (EE), a dimension of education that aims to discuss, problematize and basically reflect on the relationship between human and the environment, natural or not, becomes more and more essential in the midst of the climate crisis and environmental collapse. Studying new tools capable of facilitating the teaching of EE becomes an important mission and, therefore, a promising tool that this work investigates are Science Fiction (SF) films. Through a methodology based on the Systematic Review and State of the Art, this work used the search terms "Environmental Education", "Science Fiction", "Cinema", "Film", "Science Teaching", "Teaching" and “Learning” combined in different ways in the Scielo, Periódico Capes and Revista FURG: Ambiente & Educação databases from 2012 to 2021, in order to investigate what the works says about the role of SF and Cinema in Teaching and EE. The results of the investigation designed an overview of the profile of authors who study EE and/or SF. They also demonstrate the use of this cinematographic genre to motivate students, explain scientific concepts or, mainly, problematize reality based on what the films bring. Finally, the work concluded that, despite the need for more research to outline concrete statements, it is possible to observe a tendency towards the use of SF and Cinema in Teaching, mainly to form critical thinking and, therefore, it is possible to associate this power of SF to the teaching of EE, although studies of this promising association have not been found.-
Descrição: dc.description46 p.-
Formato: dc.formatapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectFicção científica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da Ciência-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectFicção científica-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental education-
Palavras-chave: dc.subjectScience fiction-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Título: dc.titleO potencial da ficção científica como facilitadora no ensino de educação ambiental: uma revisão sistemática-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.