Entre signos, narcisos e espelhos: os meandros da autoficção

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCruz, Sonia Regina Aguiar Torres da-
Autor(es): dc.contributorDonato, Aparecida-
Autor(es): dc.contributorCardoso, Joel-
Autor(es): dc.contributorBragança, Maurício-
Autor(es): dc.contributorCardoso, André Cabral de Almeida-
Autor(es): dc.creatorGasparelli Junior, Luiz Guaracy-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:06:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:06:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-10-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-10-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/11168-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763757-
Descrição: dc.descriptionUtilizamos como corpus o trabalho de Alexandre Herchcovitch, Madonna e Oscar Wilde, que transitaram (e ainda transitam) no limítrofe das linguagens da arte, para traduzir o que postulamos ser a autoficção, a partir do biografema performático. E através das teorias da performance, encontramos caminhos mais seguros para pontuar como o artista, seja no seu trabalho, seja em suas interações com o mundo, produz máscaras de si mesmo, através de personas que atuam em busca de uma autenticidade artificializada. Partindo da semiologia barthesiana, que constrói o conceito de biografema como um elemento que amalgama o biográfico e o artístico, trataremos da questão nevrálgica da arte e da identidade: a construção de um “eu biografemático” que se insere não apenas na obra de arte, mas no corpo do artista e faz dele morada, se tornando uma autoficção-
Descrição: dc.descriptionThe body of works selected, by Alexandre Herchcovitch, Madonna and Oscar Wilde, who transited (and continue to transit) in the border languages of art, translate what we postulate to be autofiction, from a performative biographemic perspective. Through performance theory, we find safer ways to map how these artists – whether in their work or in their interactions with the world – produce masks of themselves, through personas looking for an artificialized authenticity. Starting from Barthes’ concept of the biographeme as an element that amalgamates the biographical and artistic, we address the vexed question of art and identity: the construction of a "biografematic me" that fits not only the artwork, but the artist's body, constructed as a dwelling-place, and becoming autofiction-
Descrição: dc.description233f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAutoficção-
Palavras-chave: dc.subjectPerformance-
Palavras-chave: dc.subjectBiografema-
Palavras-chave: dc.subjectAlexandre Herchcovitch-
Palavras-chave: dc.subjectMadonna-
Palavras-chave: dc.subjectOscar Wilde-
Palavras-chave: dc.subjectBiografia coletiva-
Palavras-chave: dc.subjectPerformance (Arte)-
Palavras-chave: dc.subjectCiccone, Madonna Louise Veronica, 1958--
Palavras-chave: dc.subjectHerchcovitch, Alexandre, 1971--
Palavras-chave: dc.subjectWilde, Oscar, 1854-1900-
Palavras-chave: dc.subjectAutofiction-
Palavras-chave: dc.subjectPerformance-
Palavras-chave: dc.subjectBiographeme-
Título: dc.titleEntre signos, narcisos e espelhos: os meandros da autoficção-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.