"O céu que nos conecta" e "o céu dos povos originários", diálogos entre duas exposições e um grupo de futuros docentes sobre a formação cultural

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAmaral, Marise Basso-
Autor(es): dc.contributorSalomão, Simone Rocha-
Autor(es): dc.contributorGruzman, Carla-
Autor(es): dc.contributorVilela, Mariana Lima-
Autor(es): dc.creatorLeite, Aline Xavier-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:06:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:06:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-22-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32353-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763755-
Descrição: dc.descriptionA cultura tem papel constitutivo na sociedade atuando sobre os modos de ver, pensar e agir dos indivíduos. E a educação, institucional ou não, se insere na cultura pelo caráter discursivo de suas práticas. Reconhecendo os fortes vínculos entre educação e cultura, é pertinente discutir a relevância das experiências estéticas e culturais ao longo da vida para a subjetivação, para a formação de professores e para as práticas docentes. Este trabalho pretendeu apresentar para uma turma de Licenciatura em Pedagogia de uma universidade pública, uma exposição virtual destinada ao público infantil, afim de problematizar o potencial educativo dos espaços não formais de educação. Entre eles os museus, importante espaço de formação cultural de professores. Para realizar a pesquisa, duas exposições virtuais foram estudadas, assim como narrativas de estudantes a respeito de experiências museais ao longo da vida. Ao discutir as exposições e as experiências narradas, o trabalho aponta o museu como um lugar relevante para a formação dos visitantes, ressaltando-o também como um lugar para a infância. Além disso, posiciona os espaços formais de educação como locais potentes para a experiência estética e ressignificação das experiências culturais. Como outra forma de contribuição, adensa considerações sobre exposições virtuais e sua relevância durante a pandemia de COVID-19.-
Descrição: dc.descriptionCulture has a constitutive role in society, influences the ways of seeing, thinking and acting of individuals. And education, institutional or not, is inserted in the culture by the discursive character of its practices. Recognizing the strong links between education and culture, it is pertinent to discuss the relevance of aesthetic and cultural experiences throughout life for subjectivation, for teacher learning and for teaching practices. This work intended to present to a Pedagogy Licentiate class at a public university, a virtual exhibition aimed at children in order to problematize the educational potential of non-formal education spaces, especially museums, a special place for teacher education and cultural learning. To carry out the research, two virtual exhibitions were studied, as well as student’s narratives about museum experiences throughout life. When discussing the exhibitions and the narrated experiences, the work points to the museum as a relevant place for the formation of visitors, also emphasizing it as a place for childhood. In addition, it positions formal education spaces as potent places for the aesthetic experience and re-signification of cultural experiences. As another form of contribution, it deepens considerations about virtual exhibitions and their relevance during the COVID-19 pandemic.-
Descrição: dc.description77 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectCultura-
Palavras-chave: dc.subjectMuseus-
Palavras-chave: dc.subjectMuseus virtuais-
Palavras-chave: dc.subjectExperiência estética-
Palavras-chave: dc.subjectInfância-
Palavras-chave: dc.subjectExposição-
Palavras-chave: dc.subjectRealidade virtual na educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em museu-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher learning-
Palavras-chave: dc.subjectCulture-
Palavras-chave: dc.subjectMuseums-
Palavras-chave: dc.subjectVirtual museums-
Palavras-chave: dc.subjectAesthetic experience-
Palavras-chave: dc.subjectChildhood-
Título: dc.title"O céu que nos conecta" e "o céu dos povos originários", diálogos entre duas exposições e um grupo de futuros docentes sobre a formação cultural-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.