“Memobingo – O Jogo das Soluções Químicas”: Um Jogo Inclusivo para Alunos com Baixa Visão e Daltonismo do Ensino Médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Carlos Magno Rocha-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Carlos Magno Rocha-
Autor(es): dc.contributorMerçon, Fábio-
Autor(es): dc.contributorChacon, Eluzir Pedrazzi-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Carlos Magno Rocha-
Autor(es): dc.contributorMerçon, Fábio-
Autor(es): dc.contributorChacon, Eluzir Pedrazzi-
Autor(es): dc.creatorSoares, Cleise Fernandes da Silva Padrão-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:06:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:06:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-16-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-16-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24742-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763750-
Descrição: dc.descriptionPessoas com e sem deficiências ao chegarem ao Ensino Médio, deparam-se com as “dificuldades” habituais inerentes às disciplinas da área de Ciências Exatas. Procurando minimizar essas dificuldades e assim contribuir para uma educação acessível para todos, este trabalho descreve: a) uma análise documental sobre a temática jogo didático em fontes científicas, dentre as quais encontram-se 6 revistas (5 nacionais e 1 internacional) e 2 Encontros Nacionais das áreas de Ciências e/ou Química no período de 2000 a 2020; e b) a elaboração e avaliação de um jogo inclusivo de Química. Em relação à análise documental, realizada de 2020 a 2021, percebeu-se a existência de 22 trabalhos sobre jogos didáticos inclusivos, de um total de 8295 artigos e 6936 resumos ou trabalhos completos, números estes que apontam para a necessidade e importância do desenvolvimento de trabalhos sobre essa temática. Em relação ao jogo, para desenvolvê-lo, realizou-se pesquisas de interesses sobre a utilização de jogos didáticos com docentes e discentes. A partir dessas pesquisas elaborou-se um jogo de Química inclusivo baseado nas experiências sócio-histórico-culturais dos estudantes, mesclando os jogos “Memória” e “Bingo”, o qual se chamou “MEMOBINGO: O Jogo das Soluções Químicas”. Este jogo, do modo como foi desenvolvido e apresentado, destina-se ao ensino do conteúdo “Soluções” a alunos com e sem deficiências visuais (baixa visão e daltonismo) de turmas de 2° e/ou 3º Anos do Ensino Médio, o qual foi pré-avaliado em junho/2021 por um graduando portador de daltonismo, que já exerce o magistério. Após serem consideradas suas sugestões, o jogo foi submetido à avaliação de docentes e discentes quanto a sua aplicabilidade, no período de junho a agosto de 2021. Nesta avaliação o jogo obteve total aprovação quanto a sua aplicabilidade, porém, a partir de algumas considerações de seus avaliadores, foi melhorado para posteriormente ser confeccionado um guia pedagógico para professores. O guia pedagógico produzido traz orientações, sugestões e subsídios teórico-metodológicos para a reprodução, adaptação e aplicação desse jogo em salas de aulas de Química. Esperamos que este trabalho e seu produto valorizem o processo ensino-aprendizagem de Química.-
Descrição: dc.descriptionPeople with and without disabilities when arriving at high school, are faced with the usual "difficulties" inherent to the disciplines of exact sciences. Seeking to minimize these difficulties and thus contribute to an education accessible for all, this paper describes: a) a documentary analysis on the theme didactic game in scientific sources, among which are 6 journals (5 national and 1 international) and 2 National Meetings in the areas of Science and/or Chemistry in the period from 2000 to 2020; and b) the development and evaluation of an inclusive chemistry game. In relation to the documentary analysis, carried out from 2020 to 2021, it was noticed the existence of 22 papers on inclusive didactic games, out of a total of 8295 articles and 6936 abstracts or complete works, figures that point to the need and to the importance of the development of works on this theme. In relation to the game, to develop it, research was conducted on the use of didactic games with teachers and students. From these researches, an inclusive chemistry game was elaborated based on the socio-historical-cultural experiences of the students, merging the games "Memory" and "Bingo", which was called "MEMOBINGO: The Chemical Solutions Game". This game, as it was developed and presented, is intended for the teaching of the content "Solutions" to students with and without visual impairments (low vision and color blindness) of classes of 2nd and/ or 3rd Years of High School, which was pre evaluated in June/2021 by an undergraduate with color blindness, who already exercises the magisterium. After considering their suggestions, the game was submitted to the evaluation of teachers and students regarding its applicability, from June to August 2021. In this evaluation the game obtained full approval as to its applicability, however, from some considerations of its evaluators, it was improved to later be made a pedagogical guide for teachers. The pedagogical guide produced provides guidelines, suggestions and theoretical and methodological subsidies for the reproduction, adaptation and application of this game in chemistry classrooms. We hope that this work and its product will value the teaching-learning process of Chemistry.-
Descrição: dc.description272 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectJogo Inclusivo; Ensino de Química; Soluções; Daltonismo; Baixa Visão-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química, Educação inclusiva, Pessoa com deficiência visual, Solução química, Material didático-
Palavras-chave: dc.subjectInclusive Game; Chemistry Teaching; Solutions; Color blindness; Low Vision-
Título: dc.title“Memobingo – O Jogo das Soluções Químicas”: Um Jogo Inclusivo para Alunos com Baixa Visão e Daltonismo do Ensino Médio-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.