Retrato da atuação profissional dos docentes em escolas da região Norte

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSoares, Carolina Zuccarelli-
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Juciano Martins-
Autor(es): dc.contributorNovaes, Patricia Ramos-
Autor(es): dc.creatorPereira, Larissa de Fátima Ramalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:06:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:06:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-26-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-26-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24073-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763737-
Descrição: dc.descriptionO debate sobre o regime de trabalho é importante dada a dificuldade de atingir a meta 18 proposta pelo Plano Nacional de Educação (PNE) de 2014, que se refere à estruturação de planos de carreira para os profissionais da educação básica da rede pública. Uma das indicações é de que, até 2017, ao menos 90% dos docentes deveriam ocupar cargos efetivos e estar em exercício nas redes escolares a que se encontrassem vinculados. Em 2020, no entanto, três anos após a data limite fixada pelo PNE, na região Norte, somente Pará e Amazonas alcançaram a meta, enquanto estados como Acre e Tocantins permanecem com taxas muito baixas, com 35% de professores efetivos. O trabalho busca investigar se há uma correlação entre a localização das escolas e a atuação profissional dos professores temporários na região Norte, adotando a centralidade das dimensões territorial e regional para compreender as desigualdades educacionais. O artigo estabelece o debate teórico que trata da atuação docente como uma das dimensões da qualidade do ensino. Os dados analisados têm como base os microdados do Censo da Educação Escolar de 2020, com destaque para as variáveis sobre o regime de trabalho, local de funcionamento diferenciado da turma, local da escola e localização diferenciada da escola. Os estados do Amazonas e Roraima foram selecionados para uma análise mais profunda sobre as localizações, uma vez que são as duas unidades federativas com maior porcentagem de professores atuando em zona rural, terras indígenas e salas anexas. Os resultados indicam que escolas em zonas rurais têm maior porcentagem de professores temporários do que as de zonas urbanas; as de “localização diferenciada” tendem a ter mais professores temporários em comparação às que não estão nesses locais; e as turmas em unidades socioeducativas também. São necessários mais estudos para compreender melhor a dinâmica regional, tendo em vista a importância de observar as desigualdades intra regionais.-
Descrição: dc.descriptionThe debate about the work regime is important given the difficulty to achieve the goal 18 proposed in 2014 by the Plano Nacional de Educação (PNE), which refers to the structuring of the career plans of public basic education professionals. One of these goals is that by 2017, at least 90% of those professionals not only should be made effective but also must be lecturing in the schools they are bound to. However, in 2020, three years after the PNE deadline, in the North region, only the states of Pará and Amazonas reached those demands, while states such as Acre and Tocantins remain heavily underachieving, with only 35% made effective teachers. This research aims to investigate if there’s a correlation between the locality of the schools and the professional performance of interim teachers in the North region, recognizing the centrality of the national and regional dimensions to comprehend educational disparities. The article establishes the theoretical debate dealing with teachers performance as one of the teaching qualities dimensions. The analyzed data are based on microdata provided by 2020 Censo de Educação Escolar, giving emphasis to the variables of the work regime. The states of Amazonas and Roraima were selected for a deeper analysis about the localities, once both have the biggest percentage of teachers acting in the countryside, native lands and classes outside of the school area. It is indicated by the results that countryside schools have a bigger percentage of interim education professionals than urban zones; “alternative localities” schools tend to have a bigger percentage of interim education professionals than schools with different locations; this also tends to be true with social-educational units. Further investigation is required to better understand the regional dynamics, taking into consideration the importance of observing intra regional disparities.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores temporários-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectDesigualdades regionais-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectDesigualdade regional-
Palavras-chave: dc.subjectInterim teachers-
Palavras-chave: dc.subjectHighschool-
Palavras-chave: dc.subjectRegional disparities-
Título: dc.titleRetrato da atuação profissional dos docentes em escolas da região Norte-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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