Dos sertões aos mares: história do comércio e dos comerciantes de Parnaíba (1700-1950)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPiñeiro, Théo Lobarinhas-
Autor(es): dc.contributorVeloso Filho, Francisco de Assis-
Autor(es): dc.contributorGalves, Marcelo Cheche-
Autor(es): dc.contributorQueiroz, Teresinha de Jesus Mesquita-
Autor(es): dc.contributorEssus, Ana Maria Mauad De Sousa Andrade-
Autor(es): dc.creatorRego, Junia Motta Antonaccio Napoleão do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:06:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:06:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-15-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-15-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/16904-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763729-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho estuda o comércio e os comerciantes da cidade de Parnaíba (Piauí) no período compreendido entre 1700 e 1950. São abordadas as razões econômicas que levaram o desenvolvimento do Porto das Barcas, porto inicial da Vila de São João da Parnaíba. A vila atraiu o gado criado no interior da província para as oficinas de charqueada e com isso tornou-se um significativo pólo de exportação do produto. Com a chegada de comerciantes portugueses a técnica de charquear foi aprimorada e o comércio intensificado. Com a falência das charqueadas, Parnaíba conheceu outras empreitadas comerciais de vulto em torno de produtos derivados da pecuária, da agricultura e de atividades extrativistas que seguiram o mesmo percurso fluvial e de portos internacionais. As atividades econômicas desenvolvidas em Parnaíba a partir de produtos vindos do sertão ditaram a necessidade de uma infra-estrutura para o progresso do Piauí: a navegação a vapor pelo rio Parnaíba, a construção do porto marítimo de Amarração e a construção da Estrada de Ferro Central do Piauí. É abordada a instalação de duas casas comerciais estrangeiras: a Casa Inglesa representada por Paul Robert Singlehurst e James Frederick Clark e a Casa Comercial Marc Jacob do francês Marc Jacob. Os registros de suas atividades comerciais atestam o impressionante desenvolvimento do comércio importador e exportador com portos europeus. Os estrangeiros legaram algumas influencias culturais européias, entre elas o futebol e a edição de um Almanaque nos moldes dos franceses. A classe dos comerciantes de Parnaíba tomou o caráter de líder incentivador de várias lutas incluindo as que visavam melhorias na infraestrutura da cidade e reformas educacionais. Abordamos as lutas travadas ao longo deste período entre os comerciantes e as autoridades governamentais para conseguir obras e projetos públicos condizentes com o desenvolvimento almejado para a cidade.-
Descrição: dc.descriptionThis work studies the trade and traders of the city of Parnaíba (Piauí) between the period of 1700 and 1950. It approaches the economic reasons that have lead to the development of Porto das Barcas, primary port of the village of São João da Parnaiba. The village attracted the cattle owners from the inner countryside to the slaughterhouse and therefore became a significant export complex of the product. With the arrival of the Portuguese traders the slaughter technique was improved and the trade intensified. With the bankruptcy of the slaughterhouses, Parnaíba met other huge trade ventures around the products which came from cattle raising, agriculture and other extraction activities which followed the same river route of the international ports.The economic activities developed in Parnaíba from the products which came from the bush country dictated the need of an infra-structure for the progress of Piauí: shipping line, the construction of the sea port at Amarração as well as of the Central Railway of Piaui. Two foreign trade establishments are approached: the Casa Inglesa represented by Paul Robert Singlehurst & James Frederick Clark and the Casa Comercial Marc Jacob owned by the french Marc Jacob. The foreigners bequeathed some of European cultural influences, among them, football and the edition of an Almanac in the French style. The traders of Parnaíba became responsible for leading several battles including the improvement of infra-structure of the city and educational reforms. We have also approached the battles along this period between the traders and the government authorities to obtain public works and public projects keeping up with the development longed for the city.-
Descrição: dc.description291f-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectComércio-
Palavras-chave: dc.subjectComércio internacional-
Palavras-chave: dc.subjectCharque-
Palavras-chave: dc.subjectCultura brasileira - influência americana-
Palavras-chave: dc.subjectCultura brasileira - influência francesa-
Palavras-chave: dc.subjectParnaíba (PI)-
Palavras-chave: dc.subjecttrade-
Palavras-chave: dc.subjectTraders-
Palavras-chave: dc.subjectForeigners-
Palavras-chave: dc.subjectParnaíba-
Título: dc.titleDos sertões aos mares: história do comércio e dos comerciantes de Parnaíba (1700-1950)-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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