Estratégias de posicionamento mercadológico: análise da validade teórica num simulador organizacional

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Murilo Alvarenga-
Autor(es): dc.contributorAbdalla, Márcio Moutinho-
Autor(es): dc.contributorMotta, Gustavo da Silva-
Autor(es): dc.creatorPereira, Davi dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:06:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:06:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-06-28-
Data de envio: dc.date.issued2017-06-28-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3903-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763725-
Descrição: dc.descriptionO estudo realizado visou dar validade interna ao simulador EGS (Exercício Gestão Simulada), na área de marketing, mais precisamente na questão de posicionamento mercadológico. Visando, apresentar um trabalho embasado teoricamente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, fundamentada com os conceitos marketing (KOTLER e ARMSTRONG, 2000; COBRA, 2007), posicionamento (KOTLER e ARMSTRONG, 2000; SANTOS e PALOMBO, 2009), jogos de empresas e laboratórios de gestão (SAUAIA, 2008; OLIVEIRA, 2009). Essa validação toma-se importante para demonstrar a relevância dos jogos de empresas em ambientes simulados, tanto no desenvolvimento do aprendizado como na realização de pesquisa aplicada em Administração. Neste sentido o objetivo foi verificar, nas empresas participantes dos jogos, as estratégias de posicionamento adotadas e sua relação com os resultados das mesmas. Ao todo, foram pesquisadas 29 equipes que participaram de 8 rodadas do jogo de empresas, produzindo 232 observações. A pesquisa realizada teve caráter descritivo com uma análise quantitativa, pois, a partir dos dados produzidos no EGS, como as decisões das empresas, o posicionamento adotado e os resultados alcançados, foi possível organizar por meio de indicadores próximos a teoria, uma comparação entre as variáveis levantadas. Pode-se concluir que o simulador consegue reproduzir as relações econômicas reais, apesar de suas limitações, ou seja, foi possível levantar indícios da validade interna do simulador à luz da teoria, propondo a classificação da validade teórica de simuladores-
Descrição: dc.descriptionThe propose these study was to analyze internaI validity to the simulator (SEG Simulated Management Exercise), specifically the question of market positioning. The theorical focus of study was organized with the concepts based marketing (KOTLER and ARMSTRONG, 2000; COBRA, 2007), positioning (KOTLER and ARMSTRONG, 2000; SANTOS and PALOMBO, 2009), business games and management lab (SAUAIA, 2008, OLIVEIRA, 2009). This validation is important to demonstrate the relevance of business games in simulated environrnents, both in developing leaming how to carry out applied research in management. In this sense, the objective was to verify the teams participating in the games the positioning strategies adopted and their relationship to the results. Altogether 29 teams that were surveyed participated in eight rounds of the business game, producing 232 observations. The research was a descriptive quantitative analysis, therefore, from the data produced in the SEG, as business decisions, the position taken and results achieved, it was possible to organize through indicators next to theory, a comparison between the variables studied. It can be concluded that the simulator can reproduce the real economic relations, despite its limitations was possible to evidence of internaI validity of the simulator the theory by proposing the classification of the theoretical validity of simulators-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing-
Palavras-chave: dc.subjectPosicionamento-
Palavras-chave: dc.subjectJogos de empresas-
Palavras-chave: dc.subjectLaboratórios de gestão-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing-
Palavras-chave: dc.subjectPosicionamento-
Palavras-chave: dc.subjectJogo de empresas-
Palavras-chave: dc.subjectLaboratório de gestão-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing-
Palavras-chave: dc.subjectPositioning-
Palavras-chave: dc.subjectBusiness games-
Palavras-chave: dc.subjectManagement lab-
Título: dc.titleEstratégias de posicionamento mercadológico: análise da validade teórica num simulador organizacional-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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