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Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | SILVA, Geovana Tabachi | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6748143521713365 | - |
Autor(es): dc.contributor | Pitrez, Maria C. M. M | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7816901831504076 | - |
Autor(es): dc.contributor | DEOLINDO, Jacqueline da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3185355993455315 | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Kethlyn | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:06:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:06:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32319 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763722 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho apresenta como tema decolonialidade, práticas libertadoras e cultura na era digital, tendo como objetivo geral refletir sobre a noção de decolonialidade e a sua compreensão no contexto da cultura da moda, a partir de duas jovens negras de 19 e 24 anos no ambiente do aplicativo TikTok, e assim verificar em que sentido essa ferramenta atua como dispositivo de resistência ou de desconstrução, na medida que pode contribuir tanto para o fortalecimento da identidade de pessoas negras quanto para a sua sociabilidade. Além disso, o estudo buscou estabelecer um diálogo com a escola ao questionar como a ideia de decolonialidade poderia ser desenvolvida em sala de aula no ensino de sociologia no ensino médio, tendo em vista a noção de “educação bancária” (Freire, 1989; hooks, 2013). O enquadramento metodológico foi de base qualitativa, tendo sido usadas as pesquisas do tipo exploratória e explicativa, assim como a observação no ambiente virtual do aplicativo. | - |
Descrição: dc.description | The general aim of this work is to reflect on the notion of decoloniality and its understanding in the context of fashion culture, based on two young black women, aged 19 and 24, in the TikTok app environment, and to see in what sense this tool acts as a device of resistance or deconstruction, insofar as it can contribute both to strengthening the identity of black people and to their sociability. In addition, the study sought to establish a dialog with the school by questioning how the theme of decoloniality could be developed in the classroom when teaching high school sociology, given the notion of "banking education" (Freire, 1989; hooks, 2013). The methodological framework was qualitative, using exploratory and explanatory research, as well as observation in the app's virtual environment. | - |
Descrição: dc.description | 61 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Decolonialidade. Ensino de Sociologia no Ensino Médio. Moda. TikTok. Jovens negras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Decoloniality. Teaching Sociology in Secondary Schools. Fashion. TikTok. Young black women | - |
Título: dc.title | DECOLONIALIDADES E PRÁTICAS LIBERTADORAS: a representatividade da moda na cultura na era digital | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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