Formação do leitor : um bicho de quantas cabeças?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorZaccur, Edwiges Guiomar dos Santos-
Autor(es): dc.contributorCPF:64029336787-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4727346J6-
Autor(es): dc.contributorGoulart, Cecilia Maria Aldigueri-
Autor(es): dc.contributorCPF:29862523700-
Autor(es): dc.contributorPassos, Mailsa Carla Pinto-
Autor(es): dc.contributorCPF:76569370122-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9865045321306211-
Autor(es): dc.creatorVinco, Sônia Regina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:06:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:06:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-01-17-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17648-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763714-
Descrição: dc.descriptionThis research investigates some aspects of the work of readers formation developed at Pedro II-RJ school, São Cristóvão Unit. From the notion that knowledge is woven in networks, it considers the relations between the experiences lived at school around the literary reading and the formation of students as readers. This school s first segment has 21 years of existence. Literature classes are included in its programme from the initial until the fourth grade. These classes existence is the result of a collective process of curriculum elaboration, which began in 1984. In this way, through the memories of teachers and some students who, nowadays, in its majority, course high school, the research penetrates into the scholarly daily life, intending to broaden the comprehension about the collective processes lived and its implication on the students subjectivities networks. Searching, in the interviews, to collect information that indicates if the reading work done at school constituted to these subjects a formation experience, the research presents elements that may help the reflections on the teaching staff practice.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa investiga aspectos do trabalho de formação de leitores desenvolvido no Colégio Pedro II- RJ, Unidade São Cristóvão I. Partindo da noção de que o conhecimento é tecido em rede, considera as relações entre as experiências vividas na escola em torno da leitura literária e a formação dos alunos como leitores. O primeiro segmento desse colégio tem vinte e um anos de existência. Em sua grade, estão previstas aulas de Literatura da Classe Inicial até a quarta série do Ensino Fundamental. A existência dessas aulas é fruto de um processo coletivo de tessitura do currículo, iniciado em 1984. Assim, através das memórias de professores e de alguns alunos que, hoje, em sua maioria, cursam o ensino médio, a pesquisa penetra no cotidiano escolar, buscando ampliar a compreensão dos processos coletivos vividos e de sua implicação nas redes de subjetividades dos alunos. Procurando, nas entrevistas, colher informações que indiciem se o trabalho com leitura feito na escola constituiu para esses sujeitos uma experiência de formação, a pesquisa apresenta elementos que podem auxiliar a reflexão sobre a prática docente.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de leitores-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura literária-
Palavras-chave: dc.subjectRedes de conhecimentos-
Palavras-chave: dc.subjectInteresse na leitura-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectLivro-
Palavras-chave: dc.subjectReaders formation-
Palavras-chave: dc.subjectLiterary reading-
Palavras-chave: dc.subjectKnowledge networks-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleFormação do leitor : um bicho de quantas cabeças?-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.