Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cabral, Rosimere Mendes | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Elisabete Gonçalves de | - |
Autor(es): dc.contributor | Freitas, Lídia Silva de | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Bárbara Assis de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:06:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:06:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24447 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763713 | - |
Descrição: dc.description | Estudo sobre a ação cultural em bibliotecas públicas como ferramenta de inclusão social. Apresenta um breve panorama histórico sobre as bibliotecas públicas brasileiras, desde a primeira biblioteca pública, criada durante o império colonial, até as bibliotecas da atualidade. Baseado nisso, aponta os problemas e os pontos negativos que possam ter influenciado no quadro geral das bibliotecas atualmente. Explica os conceitos e missões da biblioteca pública e o seu papel social. Procura-se mostrar a relação com a ação cultural, como fator essencial para o desenvolvimento da comunidade, da democratização ao acesso à informação e inclusão social. Evidencia a importante atuação do bibliotecário como agente cultural promotor da ação cultural. Expõe alguns relatos de ação cultural buscando exemplificar a sua importância e impacto para a sociedade. | - |
Descrição: dc.description | Study on cultural action in public libraries as a tool for social inclusion. It presents a brief historical overview of Brazilian public libraries, from the first public library created during the colonial empire to the current libraries. Based on this, they point out the problems and the negative points that may have influenced the general framework of libraries today. It explains the concepts and missions of the public library and its social role. It seeks to show the relationship with cultural action, as an essential factor for the development of the community, from democratization to access to information and social inclusion. It shows the important role of the librarian as a cultural agent that promotes cultural action. It exposes some reports of cultural action seeking to exemplify its importance and impact for society. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecas públicas brasileiras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ação cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Agente cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ação cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazilian public libraries | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultural action | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultural agent | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social inclusion | - |
Título: dc.title | Bibliotecas públicas e inclusão social: práticas de ação cultural | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: