Concepções de linguagem e ensino: uma opção política

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFeres, Beatriz dos Santos-
Autor(es): dc.contributorFeres, Beatriz dos Santos-
Autor(es): dc.contributorDutra, Vânia Lúcia Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorDaher, Maria Del Carmem-
Autor(es): dc.creatorMáximo, Mariana Inacio de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:06:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:06:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9714-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763707-
Descrição: dc.descriptionA pesquisa, direcionada pelos conceitos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART 2009; TRAVAGLIA, 2003 E GERALDI, 1997; 2011), trata das atividades sociais mediadas pela linguagem e permite investigar as concepções de linguagem que permeiam as práticas pedagógicas refletidas nas questões do SAERJINHO (SEEDUC/RJ, 2012) e nas atividades avaliativas dos professores de língua portuguesa para o 9o ano de escolaridade do Ensino Fundamental. Os postulados da Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso (CHARAUDEAU, 2009; 2001a) fundamentam a opção por uma metodologia de ensino de língua materna que visa ao desenvolvimento de competências de linguagem. Parte-se do pressuposto de que a apropriação dos gêneros textuais (MARCUSCHI, 2008), conforme apregoado pelas diretrizes oficiais (BRASIL, 1998) apresenta implicações políticas (FREIRE, 1989) e poderia resultar na percepção da prática pedagógica crítica baseada na realidade do aluno. Constata-se, porém, que, nas atividades avaliativas analisadas, essa metodologia não se revela efetivamente compreendidas-
Descrição: dc.descriptionThe research, directed by concepts of Socio-Discursive Interacionism (BRONCKART, 2009; TRAVAGLIA, 2003 and GERALDI, 1997; 2011), considers the social activities mediated through languages e allows to investigate the conceptions of languages that permeates the pedagogical practices reflected on SAERJINHO questions (SEEDUC/RJ, 2012) and on the evaluated activities of Portuguese teachers to the 9 th grade of Elementary School. The postulates of Semiolinguistics Theory of Discourse Analysis (CHARAUDEAU, 2009; 2001) justify the option for a methodology of teaching mother tongue that aims the development of language competences. It starts of assumption that the appropriation of textual genres, as proclaimed by the official guidelines (BRASIL, 1998), presents political implications (FREIRE,1989) and could result on the perception of critical pedagogical practices based on the students reality. It appears, however, that, in the activities analyzed, this methodology does not reveal actually understood-
Descrição: dc.description98 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectConcepção de linguagem-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectGêneros Textuais-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação-
Palavras-chave: dc.subjectOpção política-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da linguagem-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEducação aspecto político-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da língua portuguesa-
Palavras-chave: dc.subjectLanguage Conception-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Palavras-chave: dc.subjectTextual Genders-
Palavras-chave: dc.subjectEvaluation-
Palavras-chave: dc.subjectPolitical Option-
Título: dc.titleConcepções de linguagem e ensino: uma opção política-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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