Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Barrelo Junior, Nelson | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Lúcia da Cruz de | - |
Autor(es): dc.contributor | Martins, Jorge Simões de Sá | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Thiago Dantas de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:06:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:06:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/13159 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763701 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho busca fazer um relato sobre a proposição e aplicação de uma sequência didática voltada para inserção do tema Natureza da Ciência para estudantes da educação básica. Diante da grande dificuldade que muitas pessoas têm de compreender o que é a ciência e da sua importância para a sociedade, a escolha do tema Natureza da Luz se deu por seu caráter lúdico e próximo dos estudantes, o que pôde proporcionar uma aproximação entre estes e o conhecimento. Para incentivar a autonomia discente, a proposta da metodologia de Sala de Aula Invertida foi aplicada, através de três encontros de 100 minutos cada, com uma turma do primeiro ano do ensino médio de uma escola estadual. Foi utilizado material de divulgação científica enviado para o momento entre encontros, buscando possibilitar maior aproveitamento do momento de sala de aula para debates e atividades programadas. Todos os encontros foram transcritos, onde uma análise foi feita, procurando perceber como o contato entre os pares e com o próprio professor pôde enriquecer o conhecimento dos discentes. Diante desta análise, percebe-se a importância do tema aos estudantes do ensino básico, uma vez que estes não têm qualquer contato com o ensino sobre a ciência, desconhecendo as diferenças entre este e outros tipos de conhecimento. Também fica claro como trazer um plano de fundo para falar sobre a Natureza da Ciência é estimulante, sobretudo quando tratado dentro da aula de ciências. Entretanto, o tema requer tempo e meios diversos para ser bem fundamentado, portanto, requer, do docente, empenho e criatividade para ser colocado em prática | - |
Descrição: dc.description | This paper aims to report on the proposition and application of a didactic sequence aimed at inserting the Nature of Science theme for basic education students. Given the big difficulty that many people have to understand what science is and its importance to society, the choice of the Nature of Light was due to its playful and close character of students, what can offer a approach between these and the knowledge. To encourage student autonomy, the proposed Inverted Classroom method was applied through three 100 minute meetings with a first-year high school class from a state school. It was used scientific dissemination material sent for the moment between meetings, seeking to enable greater use of the classroom moment for debates and scheduled activities. All meetings were transcribed, where an analysis was mad, trying to understand how the contact between peers and the teacher himself could enrich the students knowledge. Given this analysis, you realize the importance of the theme to elementary school students, since they have no contact with science teaching itself, unaware of the differences between these and other types of knowledge. It is also clear how bringing a background to talk about Nature of Science is stimulating, especially when treated within science class. However, the subject requires time and diverse means to be well founded, therefore requires the teacher commitment and creativity to be put in practice | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Natureza da ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sala de aula invertida | - |
Palavras-chave: dc.subject | Natureza da luz | - |
Palavras-chave: dc.subject | História da ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de ciências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Natureza da ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Natureza da luz | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de ciências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sala de aula invertida | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nature of science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inverted classroom | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nature of light | - |
Palavras-chave: dc.subject | History of science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science teaching | - |
Título: dc.title | Uma abordagem sobre a natureza da ciência através do estudo da luz: uma proposta utilizando a sala de aula invertida | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: