Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sá, Simone Maria Andrade Pereira de | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:70685673715 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789610D8 | - |
Autor(es): dc.creator | Gonzaga, Flaviana Rangel Pesset | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:06:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:06:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007-04-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21114 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763697 | - |
Descrição: dc.description | This work aims at investigating virtual interactions and social enviroments in the cyberspace. Looking at the interational dynamics of ICQ and IRC, two programs that support synchronous text-based communication, we discuss some social and communicative aspects of computer mediated communications technology. Taking into consideration their interface and graphical design we analyse how those systems provide mechanisms to built different ways of interaction, contexts and social formations. In the same way, through those distinct programs we observe how people develop and elabore identity, public sphere and free speech in the cyberspace. After all we examine if every social aggregations that emerge from the Internet can be considerated as virtual communities. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho visa investigar as interações virtuais e os ambientes sociais no ciberespaço. Ao observarmos as dinâmicas interacionais do ICQ e do IRC, dois programas de comunicação em tempo real via texto, discutimos alguns aspectos sociais e comunicativos da comunicação mediada por computador. Levando em consideração o projeto de interface gráfica destes sistemas analisaremos como eles propiciam dispositivos para construção de diferentes formas de interação, contextos e formações sociais. Do mesmo modo, através destes programas distintos observaremos questões ligadas a esfera pública, identidade e livre-expressão no ciberespaço. Ao final, examinaremos se todas as agregações sociais que surgem na Internet podem ser consideradas comunidades virtuais. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Comunicação | - |
Publicador: dc.publisher | Comunicação | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Grupo de bate-papo pela Internet | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internet | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | - |
Título: dc.title | IRC e ICQ : uma análise sócio-comunicativa das plataformas de comunicação on-line | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: