Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Schindhelm, Virginia Georg | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3443663375417341 | - |
Autor(es): dc.contributor | Mello , Maristela Barenco Corrêa de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6526543800131536 | - |
Autor(es): dc.contributor | Goldenzweig, Román Eduardo | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7729671882712847 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7243941829668052 | - |
Autor(es): dc.creator | Gonçalves, Guilherme Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:06:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:06:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26555 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763690 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho discute a influência dos desenhos animados e dos gibis na aprendizagem espontânea das crianças, esta entendida como uma construção, que precede a aprendizagem científica apresentada para a criança na escola. Destaque para a importância do respeito de educadores aos singulares modos da criança aprender. O texto traz narrativas autobiográficas e biográficas de crianças e suas criações, desde os amigos imaginários e a importância deles no desenvolvimento infantil, até histórias e falas oriundas da imaginação nas infâncias. Destaque para o conceito de sarjeta, que promove e valoriza a imaginação e criação de espaços não preenchidos nos desenhosdos gibis. Trabalhou-se com autores que discutem aprendizagem e desenvolvimento numa perspectiva histórico-cultural, como Vigotsky, e também com concepções que fundamentam as histórias em quadrinhos e os desenhos animados. A monografia utilizou uma perspectiva metodológica bibliográfica, com autores que fundamentaram os temas em discussão, e também uma perspectiva autobiográfica e biográfica, namedida em que apresenta um memorial de formação com destaque às experiências do autor deste trabalho vividas com os desenhos e os gibis, além de histórias de outras crianças que ilustraram as discussões ao longo de todo texto. | - |
Descrição: dc.description | The present academic work seeks to contribute in show how cartoons and comic books teach kids in a sponteneous way, relating this to a form of knowledge, which proceeds in a scientific literacy, presented to juniors-high. Emphasizing in how teachers have to have consideration in understand all the means each student learn the present subject. The text brings autobiographical and biographical narratives of children and their creations, from imaginary friends and their importance in child development, to stories and speeches from childhood imagination. Highlight for the gutter concept, which promotes and values imagination and creation of unfilled spaces in comic book designs. The text talks about authors who discuss learning and development from a cultural-historical perspective, such as Vygotsky, and also with concepts that underlie comics and cartoons. The monograph supplements a bibliographic methodological perspective, with authors who based the themes under discussion, and also an autobiographical and biographical perspective, insofar as it presents a training memorial highlighting the experiences of the author of this work lived with drawings and comics, in addition to stories from other children that illustrated the discussions throughout the text. | - |
Descrição: dc.description | 42 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem espontânea | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenhos animados | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gibis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenho animado | - |
Palavras-chave: dc.subject | História em quadrinhos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Spontaneous learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cartoons | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comic books | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Título: dc.title | Aprendizagem espontânea mediada por tecnologias: televisão e gibis em questão | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: