A disciplina escolar Educação Moral e Cívica e o projeto educacional hegemônico da Ditadura Empresarial Militar (1964-1985)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSepúlveda, José Antonio Miranda-
Autor(es): dc.contributorMac Cord, Marcelo-
Autor(es): dc.contributorLamosa, Rodrigo de Azevedo Cruz-
Autor(es): dc.contributorSepúlveda, Denize de Aguiar Xavier-
Autor(es): dc.creatorCunha, Marcus Vinicius Silva Ferreira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:06:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:06:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-25-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-25-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24655-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763673-
Descrição: dc.descriptionO principal objetivo desta dissertação é demonstrar que a disciplina escolar Educação Moral e Cívica (EMC), criada por meio do decreto lei n◦ 869/69 de 12 de setembro, de forma obrigatória em todos os níveis e modalidades de ensino no país, no contexto da ditadura militar empresarial (1964-1985), foi idealizada por intelectuais orgânicos da Escola Superior de Guerra (ESG) e desenvolvida a partir dos princípios da Doutrina de Segurança Nacional (DSN). Com isso, a EMC procurava combater todos os tipos de „desvios‟ de comportamento que pudessem comprometer o regime militar, associando- os diretamente ao comunismo. Dentro desse contexto, alguns conceitos desenvolvidos pelo campo militar, como ordem, moral e progresso foram criados como forma de demonstração da pretensa superioridade desse grupo perante os demais. Esses conceitos construídos ideologicamente „transformaram-se‟ no binômio „Segurança e Desenvolvimento‟, o principal pilar da Doutrina de Segurança Nacional. Esta dissertação buscou entender como a educação foi apropriada pelos militares; para isso, aprofundou-se três pontos: o contexto da ditadura empresarial-militar para entender o projeto de nação defendido pelos militares; o histórico da disciplina EMC, buscando demonstrar sua relação com os regimes autoritários; e, por fim, a demonstração de como o currículo da ESG influenciou diretamente o currículo da disciplina escolar EMC. Por fim, vale ressaltar que esta dissertação procurou demonstrar, a partir de fontes primárias e secundárias, a relação direta entre DSN, ESG e EMC.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThe main objective of this dissertation is to demonstrate that the school subject Moral and Civic Education (EMC), created by Decree Law No. 869/69 of September 12, is mandatory in all levels and modalities of education in the country, in the In the context of the business military dictatorship (1964-1985), it was conceived by organic intellectuals from the Superior War School (ESG) and developed based on the principles of the National Security Doctrine (DSN). With this, EMC sought to combat all types of „deviations‟ in behavior that could compromise the military regime, directly associating them with communism. Within this context, some concepts developed by the military field, such as order, morals and progress, were created as a way of demonstrating the alleged superiority of this group over others. These ideologically constructed concepts „transformed‟ into the 'Security and Development' binomial, the main pillar of the National Security Doctrine. This dissertation sought to understand how education was appropriated by the military; for this, three points were deepened: the context of the business-military dictatorship to understand the project of nation defended by the military; the history of the EMC discipline, seeking to demonstrate its relationship with authoritarian regimes; and finally, demonstrating how the ESG curriculum has directly influenced the EMC school subject curriculum. Finally, it is noteworthy that this dissertation sought to demonstrate, from primary and secondary sources, the direct relationship between DSN, ESG and EMC.-
Descrição: dc.description113p-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Moral e Cívica-
Palavras-chave: dc.subjectEscola Superior de Guerra-
Palavras-chave: dc.subjectDoutrina de Segurança Nacional-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação moral e cívica-
Palavras-chave: dc.subjectSegurança nacional-
Palavras-chave: dc.subjectEscola Superior de Guerra (Brasil)-
Palavras-chave: dc.subjectMoral and Civic Education-
Palavras-chave: dc.subjectWar College-
Palavras-chave: dc.subjectNational Security Doctrine'-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Título: dc.titleA disciplina escolar Educação Moral e Cívica e o projeto educacional hegemônico da Ditadura Empresarial Militar (1964-1985)-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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