Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza, Flávia Clemente de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | Medrado, Andrea Meyer Landulpho | - |
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, André Luís Gardel | - |
Autor(es): dc.creator | Aguiar Junior, Paulo Roberto Figueiredo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:06:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:06:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/13507 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763668 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem como objetivo identificar, sob a ótica da Teoria Ator-Rede, os fatores que levaram o coletivo de humor do ciberespaço, Porta dos Fundos, a ser um fenômeno em seu canal do YouTube, identificando em sua rede sociotécnica os actantes (humanos e não humanos), os mediadores, as conexões, os intermediários e toda a translação existente na trama, traçando a cartografia das controvérsias a partir da abertura de sua caixa-preta. Foram utilizados os conceitos da filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin e seu Círculo como suporte teórico para as investigações realizadas. A pesquisa foi delimitada no recorte espaço-temporal do primeiro ano de existência do grupo, numa imersão dos estudos do cotidiano e suas práxis. | - |
Descrição: dc.description | This work aims to identify, from the perspective of the Actor-Network Theory, the factors that led to the phenomenon of the cyberspace humor collective, Porta dos Fundos, on its YouTube channel, identifying in its sociotechnical network the actants (human and non-human), the mediators, the connections, the intermediaries and all the translation existing in the plot, tracing the cartography of the controversies from the opening of its black box. The concepts philosophy of language by Mikhail Bakhtin and his Circle were used as theoretical support for the investigations carried out. The research was delimited in the space-time frame of the first year of the group existence, in an immersion of daily life studies and their praxis. | - |
Descrição: dc.description | 200f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Porta do Fundos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mídia e Cotidiano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria Ator-Rede | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia da Linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mikhail Bakhtin | - |
Palavras-chave: dc.subject | Media and Daily Life | - |
Palavras-chave: dc.subject | Actor-Network Theory | - |
Palavras-chave: dc.subject | Philosophy of Language | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mikhail Bakhtin | - |
Título: dc.title | Porta dos fundos como fenômeno de comunicação: uma abordagem pela teoria ator-rede | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: