Hospitalidade no centro cultural Banco do Brasil (RJ)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGodoy, Karla Estelita-
Autor(es): dc.contributorMoura, Reginaldo Lima de-
Autor(es): dc.contributorLuna, Sarah Borges-
Autor(es): dc.creatorSilva, Nillys Bezerra Machado da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:06:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:06:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-06-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-06-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4799-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763663-
Descrição: dc.descriptionA hospitalidade é hoje um campo de estudo amplo, não mais associado apenas à hotelaria. A aplicabilidade é variada, porém destaca-se a importância dada à hospitalidade no setor de serviços associada à percepção de qualidade e o turismo é um setor afetado diretamente pela hospitalidade. Os museus e centros culturais são largamente frequentados por turistas, ao mesmo tempo em que são lugares de lazer para a população, e, assim, promovem o encontro entre turistas e residentes. Neste contexto, a hospitalidade se insere como um fator decisivo na criação da imagem do destino, atrativo ou serviço turístico. Frente a isso, o estudo busca, por meio dos resultados da pesquisa de campo realizada, analisar a percepção do turista quanto à hospitalidade no Centro Cultural Banco do Brasil–CCBB, localizado na região central da cidade do Rio de Janeiro e confirmar a hipótese inicial de que quanto mais os turistas se sentem acolhidos e mais a instituição for hospitaleira, maior será a percepção de qualidade dos serviços oferecidos pelo atrativo turístico. Por meio da avaliação dos turistas quanto aos serviços oferecidos pelo CCBB identificou-se a qualidade dos serviços. Para avaliar a hospitalidade, utilizou-se a teoria dos estudos de Lúcio Grinover (2006), no qual diz que a hospitalidade urbana é fruto da coexistência de três elementos: acessibilidade, legibilidade e identidade. Com isso, adaptou-se a teoria para um ambiente público como o CCBB, identificando a percepção dos turistas sobre a hospitalidade relacionada com esses itens e avaliando a qualidade dos serviços na concepção também dos funcionários. Além da percepção dos turistas quanto à hospitalidade e à qualidade dos serviços, foi possível delinear o perfil do turista que visita o CCBB. A pesquisa tem caráter exploratório, qualitativo, descritivo, e os instrumentos de coleta de dados sobre demanda e oferta turística estão calcados na expertise desenvolvida e aplicada pelo Grupo de Pesquisa Turismo, Cultura e Sociedade (T-Cult) e pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Turismo e Museus, ambos coordenados pela orientadora do presente estudo. A pesquisa se concentrou em avaliar o acesso público às exposições gratuitas do CCBB, uma vez que ambientes como restaurantes, cinemas e teatros não fizeram parte do escopo e objetivos aqui propostos-
Descrição: dc.descriptionHospitality is nowadays a wide field of study; it is no longer associated only with hotels. The applicability of this area is varied, this paper highlight hospitality as a service sector associated with the perception of quality. Tourism is a sector affected by hospitality; museums and cultural centers are largely frequented by tourists, these places of leisure for the population end up promoting a meeting between tourists and residents. In this context, hospitality is included as a decisive factor in creating the image of the destination, attractive or tourist service. In this context, the study seeks to analyze the tourist’s perception of hospitality in the in the Cultural Center Bank of Brazil – CCBB, located in the central region of the city of Rio de Janeiro, to confirm the hypothesis that the more tourists feel welcomed and more hospitable institution, the greater will be a perception of the quality of the services offered by the tourist attraction, through the results of the field research carried out. Through the evaluation of the services offered by the CCBB, a quality of services was identified. In order to evaluate hospitality, a theory of the studies of Lúcio Grinover (2006) was used, it defends that an urban hospitality qualification is fruit of the coexistence of three elements: accessibility, legibility and identity. With this, adapting to a public environment such as the CCBB, identifying the perception of the tourists about hospitality related to these items and evaluating the quality of services in the point of view of the employees too. In addition to the tourists' perception of hospitality and the quality of services, it was possible to outline the profile of the tourists who visit the CCBB. The research is exploratory, qualitative and descriptive, and the data collection instruments on tourism demand and supply are based on the experience developed and applied by the Tourism, Culture and Society Research Group (T-Cult) and the Group of Studies and Research on Tourism and Museums, both coordinated by the advisor of the present study. The research focused on public access to CCBB free exhibitions, since environments such as restaurants, cinemas and theaters are not part of the scope and objectives proposed here-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectHospitalidade-
Palavras-chave: dc.subjectTuristas-
Palavras-chave: dc.subjectMuseus-
Palavras-chave: dc.subjectCentros culturais-
Palavras-chave: dc.subjectHospitalidade-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectCentro Cultural Banco do Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectHospitality-
Palavras-chave: dc.subjectTourists-
Palavras-chave: dc.subjectMuseums-
Palavras-chave: dc.subjectCultural centers-
Título: dc.titleHospitalidade no centro cultural Banco do Brasil (RJ)-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.