
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Vereza, Solange Coelho | - |
| Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Sérgio Nascimento de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Farias, Claudia Valéria Vieira Nunes | - |
| Autor(es): dc.creator | Dias, Marcela Zuquim | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:06:25Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:06:25Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/5510 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763653 | - |
| Descrição: dc.description | A presente pesquisa tem como objetivo investigar as representações de natureza sociocognitiva sobre a “conquista do corpo fitness” nas publicações de mulheres consideradas “musas” fitness na rede social Instagram. Para isso, partimos do eixo teórico formado pela Teoria da Metáfora Conceptual (LAKOFF e JOHNSON,1980), pelos estudos sobre metáfora, persuasão e ideologia (CHARTERIS-BLACK, 2004, GOATLY, 2007 e LAKOFF, 1996) e sobre metáfora e cultura (KÖVECSES, 2005). Como unidades analíticas, adotamos os conceitos de “metáfora situada” e de “nicho metafórico” (VEREZA, 2010, 2016). As análises das metáforas linguísticas (veículos) e das metáforas situadas revelaram que o processo de conquista do corpo fitness foi discursivamente desenvolvido, principalmente, em termos de “guerra” e/ou “jogo/competição” e “caminho”, com a provável função de motivar as seguidoras a partirem para a ação na busca de um almejado “corpo perfeito” | - |
| Descrição: dc.description | This dissertation aims at investigating sociocognitive representations of the "achievement of fitness body" in publications of women considered fitness “muses” in the social network Instagram. For this, we start from the theoretical axis formed by the Conceptual Metaphor Theory (LAKOFF and JOHNSON, 1980), by the studies on metaphor, persuasion and ideology (CHARTERIS-BLACK, 2004, GOATLY, 2007 and LAKOFF, 1996) and on metaphor and culture (KÖVECSES, 2005). As analytical units, we adopt the concepts of "situated metaphor” and “metaphorical niche" (VEREZA, 2010, 2016). The analysis of linguistic metaphors (vehicles) and situated metaphors revealed that the process of conquering the fitness body was discursively developed, mainly in terms of "war", "game / competition" and "path", with the probable function of motivating the followers to seek the “perfect body” | - |
| Descrição: dc.description | 102 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Metáfora | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fitness | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Frame | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ideologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Metáfora | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Figura de linguagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Exercício físico | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mulher | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ideologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Metaphor | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fitness | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Frame | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ideology | - |
| Título: dc.title | Uma análise das representações sociocognitivas sobre a conquista do corpo fitness no discurso de mulheres no Instagram | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: