Uma análise das representações sociocognitivas sobre a conquista do corpo fitness no discurso de mulheres no Instagram

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVereza, Solange Coelho-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Sérgio Nascimento de-
Autor(es): dc.contributorFarias, Claudia Valéria Vieira Nunes-
Autor(es): dc.creatorDias, Marcela Zuquim-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:06:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:06:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5510-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763653-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa tem como objetivo investigar as representações de natureza sociocognitiva sobre a “conquista do corpo fitness” nas publicações de mulheres consideradas “musas” fitness na rede social Instagram. Para isso, partimos do eixo teórico formado pela Teoria da Metáfora Conceptual (LAKOFF e JOHNSON,1980), pelos estudos sobre metáfora, persuasão e ideologia (CHARTERIS-BLACK, 2004, GOATLY, 2007 e LAKOFF, 1996) e sobre metáfora e cultura (KÖVECSES, 2005). Como unidades analíticas, adotamos os conceitos de “metáfora situada” e de “nicho metafórico” (VEREZA, 2010, 2016). As análises das metáforas linguísticas (veículos) e das metáforas situadas revelaram que o processo de conquista do corpo fitness foi discursivamente desenvolvido, principalmente, em termos de “guerra” e/ou “jogo/competição” e “caminho”, com a provável função de motivar as seguidoras a partirem para a ação na busca de um almejado “corpo perfeito”-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation aims at investigating sociocognitive representations of the "achievement of fitness body" in publications of women considered fitness “muses” in the social network Instagram. For this, we start from the theoretical axis formed by the Conceptual Metaphor Theory (LAKOFF and JOHNSON, 1980), by the studies on metaphor, persuasion and ideology (CHARTERIS-BLACK, 2004, GOATLY, 2007 and LAKOFF, 1996) and on metaphor and culture (KÖVECSES, 2005). As analytical units, we adopt the concepts of "situated metaphor” and “metaphorical niche" (VEREZA, 2010, 2016). The analysis of linguistic metaphors (vehicles) and situated metaphors revealed that the process of conquering the fitness body was discursively developed, mainly in terms of "war", "game / competition" and "path", with the probable function of motivating the followers to seek the “perfect body”-
Descrição: dc.description102 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMetáfora-
Palavras-chave: dc.subjectFitness-
Palavras-chave: dc.subjectFrame-
Palavras-chave: dc.subjectIdeologia-
Palavras-chave: dc.subjectMetáfora-
Palavras-chave: dc.subjectFigura de linguagem-
Palavras-chave: dc.subjectExercício físico-
Palavras-chave: dc.subjectMulher-
Palavras-chave: dc.subjectIdeologia-
Palavras-chave: dc.subjectMetaphor-
Palavras-chave: dc.subjectFitness-
Palavras-chave: dc.subjectFrame-
Palavras-chave: dc.subjectIdeology-
Título: dc.titleUma análise das representações sociocognitivas sobre a conquista do corpo fitness no discurso de mulheres no Instagram-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.