A Aplicação de simuladores como recurso para aprendizagem significativa no ensino de física.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta, Isa-
Autor(es): dc.contributorMaciel, Antonio Marcelo Martins-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Lúcia da Cruz de-
Autor(es): dc.creatorSeifert, Willian Campanha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:06:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:06:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-18-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-18-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25733-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763650-
Descrição: dc.descriptionA pesquisa desta dissertação tem por objetivo analisar a ocorrência de aprendizagem significativa em atividades, na concepção de Ausubel, que fazem uso dos simuladores como recurso didático. Para tanto, são aplicadas três sequências de atividades abordando o uso de simuladores como uma das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) aplicadas ao ensino. O grupo analisado é de alunos do: 9° Ano do Ensino Fundamental II (conteúdo espelhos esféricos); do 1° Ano do Ensino Médio (conteúdo queda livre); e 2° Ano do Ensino Médio (conteúdo estática dos sólidos). Todos são alunos de uma escola privada situada na zona Sul da cidade do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados por meio de teste de sondagem, que pode medir o grau de compreensão que os alunos traziam de suas vidas para dentro de sala de aula, tentando investigar conceitos subsunçores que poderão servir para ancoragem do novo conhecimento que estava sendo proposto. E após algumas semanas, osnalunos construíram os mapas conceituais e foi possível perceber que os mesmos conseguiram relacionar o conceito novo de uma forma não arbitrária e também substantiva às ideias já existentes. A aprendizagem significativa é avaliada e constatada, segundo critérios específicos presentes na elaboração de mapas conceituais, desenvolvidos por Novak. Como produto desta pesquisa, foi criado um Blog sobre Ensino de Física que pretende ser um instrumento dinâmico, constantemente atualizado pelo autor e colegas visitantes, compartilhando sequências de atividades com a utilização de simuladores que permitirão que diversos conteúdos sejam explorados teórica e experimentalmente.-
Descrição: dc.descriptionThis thesis’ research aims to analyze the occurrence of the meaningful learning in activities, according to Ausubel’s conception, which use simulators as a didactic resource. Therefore, three sequences of activities are applied, addressing the use of simulators as one of the bInformation and Communication Technologies (ICT) applied to teaching. The analyzed group are students from: Middle School 9th Year (spherical mirror contents); High School 1st Year (free fall content); High School 2nd Year (solid statics contents). All the subjects are students from a private school located in the south of the city of Rio de Janeiro. Data were collected through a probing test, which enables the measurement of the level of understanding that students brought from their lives into the classroom, trying to check subsumption concepts that might serve to anchor the new knowledge that was being proposed. And after a few weeks, the students have built their concept maps and it was possible to see that they were able to relate the new concept in a non-arbitrary and also substantive way to the existing ideas. Meaningful learning is evaluated and verified, according to specific criteria present in the elaboration of concept maps, developed by Novak. As a product of this research, a Blog on Physics Teaching was created, which intends to be a dynamic instrument, constantly updated by the author and visiting colleagues, sharing sequences of activities with the use of simulators that will allow different contents to be explored theoretically and experimentally.-
Descrição: dc.description140 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectDavid Ausubel-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativa-
Palavras-chave: dc.subjectTICs-
Palavras-chave: dc.subjectSimuladores-
Palavras-chave: dc.subjectMapa conceitual-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectCiências naturais-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria da aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectRecurso didático-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics Teaching-
Palavras-chave: dc.subjectDavid Ausubel-
Palavras-chave: dc.subjectMeaningful learning-
Palavras-chave: dc.subjectICT-
Palavras-chave: dc.subjectSimulators-
Palavras-chave: dc.subjectConcept map-
Título: dc.titleA Aplicação de simuladores como recurso para aprendizagem significativa no ensino de física.-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.