O papel do estágio curricular supervisionado: um estudo de caso dos cursos de engenharia de produção do CEFET/RJ

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorReis, Augusto da Cunha-
Autor(es): dc.contributorMéxas, Mirian Picinini-
Autor(es): dc.contributorChrispino, Alvaro-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Marcia das Neves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:06:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:06:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-04-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-04-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4388-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763648-
Descrição: dc.descriptionA discussão em torno da educação no Brasil é desafiadora, visto que o Sistema Educacional Brasileiro tanto nos níveis da educação básica quanto da educação superior ainda precisa suplantar grandes obstáculos. Diante disso, as instituições de ensino superior possuem um importante papel na preparação dos jovens formandos, no que diz respeito a “apresentá-los” para o mercado de trabalho, nesse viés, o estágio supervisionado torna-se uma das estratégias perante este enfrentamento. As instituições de ensino têm a responsabilidade de fomentar parcerias com empresas comprometidas com as competências e habilidades dos cursos, além de assegurar que a legislação de estágio está sendo exercida em sua plenitude. Assim, este trabalho tem como objetivo geral analisar o programa de estágio oferecido pelas empresas conveniadas ao CEFET/RJ e propor políticas internas ao setor de estágio, tendo como parâmetros a legislação, as competências e habilidades previstas no currículo do curso de engenharia de produção. Para alcançar tal objetivo, adotou-se como metodologia, a investigação bibliográfica e o estudo de caso. Os principais resultados indicam que o estágio contribuiu para a formação profissional, acadêmica e para o desenvolvimento das competências e habilidades do curso em estudo, ainda, ressalta-se o relevante trabalho dos supervisores de estágio na empresa, destacando-se como atores que desempenharam com qualidade a função a eles incumbida. Apesar dos pontos de sucesso encontrados na pesquisa, também foram apontadas algumas fragilidades, as quais divergem da legislação, o que exige da instituição promover ações estratégicas para corrigir e mitigar tais problemáticas. Espera-se que este estudo contribua para que intervenções práticas sejam aplicadas ao setor de estágio do CEFET/RJ a fim de aperfeiçoar a prática profissional, como também, proporcionar a expansão do debate em torno desta temática.-
Descrição: dc.descriptionThe discussion of education in Brazil is challenging, as the Brazilian educational system both at the levels of basic education as higher education still need to overcome major obstacles. Thus, higher education institutions have an important role in preparing young trainees, with regard to "introduce" them to the labor market, this bias, the supervised training becomes one of the strategies before this confrontation. Educational institutions have a responsibility to foster partnerships with companies committed to the skills and abilities of the courses, in addition to ensuring that the stage of legislation is being exercised to its fullest. This work has as main objective to analyze the internship program offered by member companies to CEFET/ RJ and propose internal policies to the stage of industry with the parameters legislation, skills and abilities set out in production engineering course curriculum. To achieve this goal, it adopted as methodology, bibliographical research and case study. The main results indicate that the stage has contributed to the training, academic and skills development and skills from the study also points to the important work of the training supervisors in the company, standing out as actors who played with quality function to them responsible. Despite the success of points found in the search, it was also pointed out some weaknesses, which differ from the legislation, which requires the institution to promote strategic actions to address and mitigate such problems. It is expected that this study will contribute to practical interventions are applied to the stage of industry CEFET/RJ in order to improve professional practice, but also provide the expansion of debate on this subject.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEstágio curricular supervisionado-
Palavras-chave: dc.subjectMercado trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia de produção-
Palavras-chave: dc.subjectEstágio curricular-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia de produção-
Palavras-chave: dc.subjectCentro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectSupervised internship-
Palavras-chave: dc.subjectLabor market-
Palavras-chave: dc.subjectProduction engineering-
Título: dc.titleO papel do estágio curricular supervisionado: um estudo de caso dos cursos de engenharia de produção do CEFET/RJ-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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