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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Ana Claudia Pedrosa de | - |
Autor(es): dc.contributor | Francisco, Daniel Neto | - |
Autor(es): dc.contributor | Kronemberger, Thais Soares | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Cláudia Duarte | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:06:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:06:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6764 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763640 | - |
Descrição: dc.description | O trabalho realizado tem como principal objetivo descrever como se deu o surgimento de uma das primeiras experiências de transporte público gratuito no Brasil, no Município de Maricá (RJ), através da criação da Empresa Pública de Transporte - EPT - , em 2014, e verificar quais os efeitos dessa implementação no município e os desafios encontrados pelo caminho. Para isso, examina-se os fatores que levaram essa questão à agenda de governo e também identificamos os principais atores que influenciaram na decisão pela criação da EPT. Além disso, busca-se apresentar a forma de mobilização de recursos por parte da prefeitura para que a Empresa Pública de Transporte seja mantida e também relatar a percepção da sociedade em meio a essas inovações, por meio de levantamento de dados de sites oficiais de jornais e revistas, comentários de usuários do serviço de transporte público e do site oficial da prefeitura de Maricá. Fazse a descrição de algumas vantagens de uma empresa pública de transporte e as possíveis melhorias na prestação do serviço, a redução dos gastos do governo e a queda das tarifas abusivas cobradas pelas empresas privadas responsáveis pela prestação do serviço de transporte coletivo no município. A pesquisa será realizada de forma descritiva, buscando expor com detalhes a criação da EPT, as experiências vividas no município e a situação em que se encontra. Detectou-se também a necessidade da pesquisa bibliográfica visto que faremos uso de materiais já elaborados como livros, artigos científicos, revistas e documentos eletrônicos na busca e alocação de conhecimentos sobre: a formação da agenda de governo; a importância do transporte público para o acesso das pessoas aos seus direitos; e a aplicação da empresa pública de transporte coletivo e como foi possível sua entrada na agenda de governo. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Volta Redonda | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Empresa pública de transporte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas públicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tarifa zero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transporte público gratuito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Empresa pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transporte público | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Maricá (RJ) | - |
Título: dc.title | Formação da agenda para o transporte público gratuito: uma análise do município de Maricá | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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