Indicadores de desempenho e sucesso: dois lados da mesma moeda em gerenciamento de projetos de tecnologia da informação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAndrade, Emmanuel Paiva de-
Autor(es): dc.contributorRodriguez y Rodriguez, Martius Vicente-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Alcimar das Chagas-
Autor(es): dc.creatorCampelo, Elaine Martins-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:06:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:06:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-14-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-14-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/12635-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22409/PSG.2019.mp.06898108735-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763632-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo tem como objetivo ampliar a visão diante dos indicadores operacionais para medir o desempenho e identificar os fatores que contribuem para elevar o grau de sucesso e satisfação dos projetos de TI na visão do cliente, solicitante do projeto, e na visão da equipe de projeto. A pesquisa foi desenvolvida em duas organizações, cujo negócio principal é a realização de desenvolvimento de projetos de TI, e negociação de seguros, respectivamente. A abordagem metodológica envolveu em uma primeira fase uma revisão da literatura, relacionados ao tema de gestão de projetos, indicadores de projetos e gestão do conhecimento, seguida de diagnóstico dos projetos e sistema de indicadores de desempenho, em curso nas empresas. Quanto ao método de investigação, adotou-se o estudo de caso, com escopo do trabalho envolvendo duas empresas em análise, podendo os resultados servir de paradigmas para empresas afins. A natureza da pesquisa tem caráter exploratório, suportado por pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa e aplicada. Os resultados encontrados indicam que o uso de indicadores operacionais contribui significativamente para elevar o grau de sucesso e satisfação dos projetos de TI. Indicou como critérios mais relevantes de fatores de sucesso: participar das decisões que podem impactar o prazo, custo e escopo do projeto; comunicar regularmente o desempenho do projeto aos stakeholders; bom relacionamento entre a equipe de negócio e equipe de TI; e solução entregue deve atender ao escopo acordado no planejamento. E como fatores de sucesso menos relevantes: rigor no cumprimento do custo e prazo do projeto-
Descrição: dc.descriptionThe present study aims to enlarge the vision in the face of operational indicators to measure development and identify the contributing factors that raise the degree of success and satisfaction of it projects in view of the client, project, and applicant in the vision of the project team. The survey was developed in two organizations, whose main business is to perform project development, and negotiation of insurance, respectively. The methodological approach in the first phase involved a review of the literature related to the topic of project management, and knowledge management projects, followed by diagnosis of the projects and progress indicators system, going on in companies. On the investigation, the case study, with scope of work involving two companies, and the results serve as paradigms for related companies. The nature of research is exploratory, supported by bibliographical research, qualitative approach and applied. The results indicate that the use of operational indicators contribute significantly to raise the degree of success and satisfaction of it projects. Indicated as the most relevant criteria of success factors: participate in the decisions that can impact the time, cost and scope of the project; communicate regularly the project progress to stakeholders; good relationship between the business and it staff; and delivered solution must meet the agreed scope in planning. And as less relevant success factors: accuracy in cost and schedule of the project.-
Descrição: dc.description168 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectGestão de projeto-
Palavras-chave: dc.subjectIndicadores de projeto-
Palavras-chave: dc.subjectGestão do conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectFatores de sucesso-
Palavras-chave: dc.subjectGestão de projeto-
Palavras-chave: dc.subjectIndicador de desempenho-
Palavras-chave: dc.subjectGestão do conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectProject management-
Palavras-chave: dc.subjectIndicators of knowledge-
Palavras-chave: dc.subjectFactors of project-
Título: dc.titleIndicadores de desempenho e sucesso: dois lados da mesma moeda em gerenciamento de projetos de tecnologia da informação-
Título: dc.titlePerformance indicators and success: two sides of the same coin in project management on information technology-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.