História para boi dormir: alimentação e consumo de alimentos de origem animal em livros didáticos do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBoscolo, Odara Horta-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6656933554814005-
Autor(es): dc.contributorCosta, Ludmila Moreira-
Autor(es): dc.contributorGalvão, Marcelo Neto-
Autor(es): dc.contributorPinto, André Hoffmann Pereira-
Autor(es): dc.creatorBarbosa, Thiago de Barros-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:06:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:06:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-02-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31779-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763628-
Descrição: dc.descriptionO antropocentrismo é uma ideologia que concebe o ser humano como o centro do universo. Este pensamento serve de pano de fundo para o especismo, um tipo de discriminação em relação a indivíduos que não pertencem à espécie humana. O ideal especista por sua vez serve como ponto de partida para um tipo de relação social mais recentemente descrito, o carnismo, um sistema de crenças que legitima e torna ético o consumo de carne e produtos de origem animal. O carnismo é reproduzido através de mecanismos que tornam o consumo de animais normal, natural e necessário, com o auxílio de uma rede de indivíduos, os “criadores de mitos”. Parte desta rede se faz presente no sistema educacional, como no conteúdo presente nos recursos pedagógicos utilizados para o auxílio do processo educacional. Os livros didáticos são um recurso pedagógico consolidado e fonte de material para diversos estudos em relação ao seu conteúdo, mas poucos voltados para o entendimento do consumo de produtos de origem animal. Com o objetivo de investigar o conteúdo referente a alimentação em livros didáticos, foi realizada uma análise de conteúdo onde foram encontrados indícios do carnismo. O consumo de subprodutos animais apesar de apontado como saudável, é também apontado como um fator importante no agravamento da crise climática e como um fator no desenvolvimento de riscos de saúde tais quais câncer e doenças cardiovasculares. Por outro lado, as dietas vegetarianas são amplamente citadas na literatura científica como alternativas viáveis para mitigação de ambas as situações, ainda que não sejam citadas comumente nos livros didáticos. Assim, são necessários estudos para identificar se o carnismo também pode ser observado em outros conteúdos que não correspondentes à alimentação, e também o porquê dietas vegetarianas não são citadas mais frequentemente como viáveis.-
Descrição: dc.descriptionAnthropocentrism is an ideology that considers the human being as the center of the universe. This thought serves as a backdrop for speciesism, a type of discrimination towards individuals who do not belong to the human species. The speciesist ideal in turn serves as a starting point for a more recently described type of social relationship, carnism, a system of beliefs that legitimizes and makes the consumption of meat and products of animal origin ethical. Carnism is reproduced through mechanisms that make the consumption of animals normal, natural and necessary, with the help of a network of individuals, the “mythmakers”. Part of this network is present in the educational system, as in the content present in the pedagogical resources used to aid the educational process. Textbooks are a consolidated pedagogical resource and source of material for various studies in relation to their content, but few are aimed at understanding the consumption of products of animal origin. With the aim of investigating the content related to food in textbooks, a content analysis was carried out where signs of carnism were found. The consumption of animal by-products, despite being seen as healthy, is also seen as an important factor in worsening the climate crisis and as a factor in the development of health risks such as cancer and cardiovascular diseases. On the other hand, vegetarian diets are widely cited in scientific literature as viable alternatives to mitigate both situations, even though they are not commonly mentioned in textbooks. Therefore, studies are needed to identify whether carnism can also be observed in content other than food, and also why vegetarian diets are not mentioned more frequently as viable.-
Descrição: dc.description87 p.-
Formato: dc.formatapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação, Livros didáticos, Análise de Conteúdo, Antropocentrismo, Especismo e Carnismo-
Palavras-chave: dc.subjectLivro didático, Ciência, Alimentação-
Palavras-chave: dc.subjectEducation, textbooks, content analysis, anthropocentrism, speciesism and carnism-
Título: dc.titleHistória para boi dormir: alimentação e consumo de alimentos de origem animal em livros didáticos do ensino fundamental-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.