RPG Karapanã: uma proposta educativa para a prevenção e controle do Aedes aegypti a partir da concepção da Educação Popular em Saúde

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlves, Gutemberg Gomes-
Autor(es): dc.contributorGomes, Suzete Araujo Oliveira-
Autor(es): dc.contributorSpiegel, Carolina Nascimento Spiegel-
Autor(es): dc.contributorFeder, Maria Denise-
Autor(es): dc.contributorBruno, Rafaela Vieira-
Autor(es): dc.contributorNespoli, Grasiele-
Autor(es): dc.contributorCastro, Helena Carla-
Autor(es): dc.contributorLacerda, Fátima Kzam Damaceno de-
Autor(es): dc.creatorPimentel, Andréa Guerra-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:06:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:06:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-18-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28561-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763622-
Descrição: dc.descriptionArboviroses como a dengue, zika e chikungunya representam grandes desafios para a saúde pública no Brasil. Na busca de soluções, é preciso considerar aspectos culturais e socioeconômicos relacionados ao controle do principal vetor, o mosquito Aedes aegypti. Promover diálogos sobre tais questões, na formação de professores de Ciências e Biologia, pode desencadear reflexões amplas na prevenção destas arboviroses, não restritas apenas a aspectos biológicos. Esta tese almeja desenvolver intervenções capazes de contribuir com o aprofundamento de discussões sobre o controle de arboviroses através de referenciais de Educação Popular em Saúde. Para isso, a pesquisa foi organizada em três artigos, com os objetivos específicos de: (i) investigar as concepções de educação em saúde de alunos de Ciências Biológicas relacionadas ao controle de arboviroses; (ii) mapear, por meio de revisão integrativa, a presença de um enfoque em Educação Popular em Saúde nos jogos educativos relacionados ao mosquito Ae. aegypti e as arboviroses transmitidas no Brasil e (iii) desenvolver um jogo do tipo Role Playing Game (RPG), o “RPG Karapanã: Participação Popular no Controle do Aedes aegypti” e, avaliar seu impacto entre alunos de licenciatura em Ciências Biológicas. Dentre as concepções dos alunos, prevaleceram ideias de educação sanitária por meio de medidas de monitoramento, conscientização e prevenção contra criadouros do mosquito, em detrimento de noções de educação popular na demanda pela garantia de direitos. A revisão integrativa identificou jogos educativos com ênfase em transmitir informações sobre tratamento e sintomas de arboviroses, ciclo biológico do vetor e formas de prevenção, sendo que a participação popular reduzida à execução de ações individuais de combate a focos. Apenas um dos jogos encontrados foi desenvolvido para o ensino superior. O RPG “Karapanã: Participação Popular no Controle do Aedes aegypti” foi desenvolvido e teve diversas modificações indicadas pelos testes com grupos focais. Através destas avaliações foi possível perceber seu potencial em promover discussões contextualizadas com a realidade, estimulando abordagens que perpassassem pelas questões biológicas, políticas e econômicas na interpretação de personagens representando os diferentes atores de uma comunidade impactada por arboviroses vetoradas pelo Aedes aegypti. Em conjunto, esses dados apontam que existe uma carência de estratégias didáticas que possam contribuir para uma maior concepção de Educação Popular em Saúde na formação de professores de Ciências e Biologia, mas que jogos educativos como o RPG Karapanã tem potencial para o aprofundamento das reflexões, considerando questões sociais que ultrapassem a visão biológica e sanitária do tema do controle do mosquito Aedes aegypti.-
Descrição: dc.descriptionArboviruses such as dengue, zika and chikungunya represent major challenges for public health in Brazil. In the search for solutions, it is necessary to consider cultural and socioeconomic aspects related to the control of the main vector, Aedes aegypti. Promoting dialogues on such issues in the training of Science and Biology teachers can trigger broad reflections on the prevention of these arboviruses, not restricted to biological aspects. This thesis aimed to develop interventions capable of contributing to the deepening of discussions on the subject through referentials of Popular Education in Health. For this, the research was organized in three articles, with the specific objectives of: (i) investigating the conceptions of health education of Biological Sciences students, related to the control of arboviruses; (ii) to map, through an integrative review, the presence of a focus on Popular Health Education in educational games related to the Ae. aegypti and arboviruses in Brazil and (iii) to develop a Role Playing Game (RPG), the “RPG Karapanã: Popular Participation in the Control of Aedes aegypti”, and to evaluate its impact among undergraduate students in Biological Sciences. Among the students' conceptions, ideas of health education prevailed through monitoring, awareness and prevention measures against mosquito breeding sites, to the detriment of notions of popular education in the demand for guaranteeing rights. The integrative review identified educational games with an emphasis on transmitting information about the treatment and symptoms of arboviruses, the biological cycle of the vector and forms of prevention, with popular participation reduced to the execution of individual actions to combat outbreaks. Only one of the found games was developed for higher education. After development and several changes motivated by focus groups, the application of the “RPG Karapanã: Popular Participation in the Control of Aedes aegypti” promoted contextualized discussions among participants with broad aspects of reality, encouraging them to address biological, political and economic issues in the interpretation of characters representing the different actors of a community impacted by arboviruses. Taken together, these data indicate that there is a lack of didactic strategies that can contribute to a greater conception of Popular Health Education in the training of Science and Biology teachers regarding arboviruses. Furthermore, educational games such as the RPG Karapanã have the potential to the deepening of reflections on the theme, considering social issues that go beyond the biological and sanitary vision of the theme.-
Descrição: dc.description260 f-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores de Ciências e Biologia-
Palavras-chave: dc.subjectJogo educativo-
Palavras-chave: dc.subjectRPG-
Palavras-chave: dc.subjectArboviroses e educação dialogada-
Palavras-chave: dc.subjectEducação popular-
Palavras-chave: dc.subjectLúdico-
Palavras-chave: dc.subjectAedes-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde-
Palavras-chave: dc.subjectArbovirose-
Palavras-chave: dc.subjectEstudante universitário-
Palavras-chave: dc.subjectScience and Biology teachers-
Palavras-chave: dc.subjectEducational games-
Palavras-chave: dc.subjectRPG-
Palavras-chave: dc.subjectArboviruses and dialogued education-
Título: dc.titleRPG Karapanã: uma proposta educativa para a prevenção e controle do Aedes aegypti a partir da concepção da Educação Popular em Saúde-
Título: dc.titleRPG Karapanã: an educational proposal for the prevention and control of Aedes aegypti from the conception of Popular Education in Health-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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