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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Rodriguez, Martius Vicente Rodriguez y | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Gilson Brito Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | Vasconcellos, Carlos Alexandre Bastos de | - |
Autor(es): dc.creator | Queiroz, Ricardo de Braga e | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:06:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:06:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/32927 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763606 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação digitalizada | - |
Descrição: dc.description | O Coaching tem sido uma das mais utilizadas abordagens de desenvolvimento humano, nos últimos anos, em organizações, no Brasil e no mundo. Neste trabalho de dissertação, indagamos: “Os processos de coaching adotados em empresas consideram os princípios da andragogia para a mudança de comportamento?” Através de pesquisa de campo, procuramos produzir uma resposta satisfatória à questão formulada acima. Em nosso percurso, buscamos identificar, dentro do coaching executivo, o quanto do potencial transformador é oriundo de bases andragógicas, ou seja, em que medida a teoria da educação de adultos, conhecida como andragogia, está presente no conjunto de técnicas de desenvolvimento conhecido como coaching. O estudo analisa aspectos concernentes aos elementos-chave do modelo de coaching aplicado em empresas, a fim de compreender a aderência dos princípios preconizados pela andragogia. Como base teórica utilizamos KNOWLES (2009) e WHITMORE (2006), autores que estudaram e ajudam a desenvolver o conceito de andragogia e de coaching. Propomos um paralelo entre os princípios por eles abordados. Em nossa investigação, verificamos a existência de bases científicas andragógicas na estruturação prática do processo de coaching encontrado comumente nas organizações. A metodologia consistiu na realização de entrevistas a profissionais de coaching atuantes em consultoria de desenvolvimento humano corporativo. Estabelecer a influência da andragogia nas técnicas de desenvolvimento dirigidas a empresas pode proporcionar uma maior reflexão sobre a efetividade dos processos de mudança comportamental, como fator primordial na preparação de indivíduos | - |
Descrição: dc.description | In recent years, the Coaching has been one of the most used approaches to human development in organizations in Brazil and worldwide. In this dissertation, we ask: "Do the coaching processes adopted in companies consider the principles of andragogy to change behavior?" Through field research, we tried to produce a satisfactory answer to the question above. In our journey, we looked for identifying, within the executive coaching, how much of the transformative potential comes from andragogical bases, that is, to what extent the theory of adult education, known as andragogy, is present in the set of development techniques known as coaching. The study analyzes aspects related to key elements of the coaching model applied to companies in order to understand the grip of the principles advocated by andragogy. As a theoretical basis used KNOWLES (2009) and WHITMORE (2006), authors who have studied and helped to develop the concept of the andragogy and coaching. We propose a parallel between the principles discussed by them. In our investigation, we verified the existence of scientific andragogical practice in the structuring of the coaching process commonly found in organizations. The methodology consisted in interviews with professionals of coaching working in corporate human development. Establishing the influence of andragogy in development techniques aimed at companies can provide a greater reflection on the effectiveness of the processes of behavioral change as a key factor in the preparation of individuals | - |
Descrição: dc.description | 96 p.: il. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comportamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizado adulto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Coaching executivo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos humanos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Executivo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Behavior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Developement | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning adult | - |
Palavras-chave: dc.subject | Executive coaching | - |
Título: dc.title | A utilização dos princípios da andragogia no processo de coachig executivo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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