Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza, Elisabete Gonçalves de | - |
Autor(es): dc.contributor | Lück, Esther Hermes | - |
Autor(es): dc.contributor | Milani, Suellen Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Francisco, Gildete da Silva Amorim Mendes | - |
Autor(es): dc.creator | Couto, Rosana de Castro Petrucio do | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:06:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:06:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24445 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763591 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho trata da importância do acesso à informação na Biblioteca Central do Gragoatá (BCG) pelo usuário surdo, pautando-se nas leis que garantem os direitos de acesso à informação, os direitos dos deficientes, e as diretrizes que orientam as bibliotecas com relação à acessibilidade e inclusão. Analisa a cultura surda e sua forma diferenciada de apreensão de conhecimento através de informação gestovisual, a necessidade de adaptação do formato tradicional da informação, privilegiando o atendimento em Libras, e o uso de tecnologias assistivas. Realiza pesquisa de campo junto aos bibliotecários que atuam na BCG de modo a verificar como é feito o atendimento do usuário surdo na biblioteca, e também a visão dos bibliotecários da unidade sobre como melhorar esse atendimento. Por meio de questionário aplicado a pessoas surdas matriculadas em cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal Fluminense (UFF), procurou-se conhecer como os surdos utilizam a biblioteca, e se consideram este espaço acessível. Concluiu que ainda existe uma barreira na acessibilidade da unidade, sendo necessária capacitação da equipe, acessibilidade virtual, divulgação de recursos já existentes na biblioteca. | - |
Descrição: dc.description | This work is about the importance of access to information at Biblioteca Central do Gragoatá by deaf users, guided by the laws that guarantee the rights of access to information, the disabled people’s rights, and the guidelines which libraries follow concerning access and inclusion. It analyzes the Deaf culture and its different way of apprehending knowledge, which is done through visual-gesture information, and the need to adapt the traditional shape of information, prioritizing services done in Libras and the use of assistive technology. It presents fieldwork conducted alongside librarians who work at BCG, in order to check how the service for Deaf users is done in the library, and also the unit librarians’s opinion on how to improve the service. A survey was conducted among Deaf people who are enrolled in undergraduate and postgraduate courses at Universidade Federal Fluminense (UFF), aiming at understanding how Deaf people use the library and if they consider the area to be accessible. The conclusion was that there is still a barrier which prevents the accessibility of the unit, which demands well-trained staff, virtual accessibility, and a disclosure of existing resources in the library. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca acessível | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura surda | - |
Palavras-chave: dc.subject | Libras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia assistiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade Federal Fluminense | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca Central do Gragoatá | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua brasileira de sinais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Equipamento de autoajuda | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca Central do Gragoatá (Niterói, RJ) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoa com insuficiência auditiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Accessible library | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusive library | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deaf culture | - |
Palavras-chave: dc.subject | Libras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assistive technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade Federal Fluminense | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca Central do Gragoatá | - |
Título: dc.title | A importância do acesso à informação para o surdo na Biblioteca Central do Gragoatá | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: