Validação de tecnologia educacional sobre administração de medicamentos: criatividade e arte no ensino de enfermagem

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSabóia, Vera Maria-
Autor(es): dc.contributorSabóia, Vera Maria-
Autor(es): dc.contributorCamacho, Alessandra Conceição Leite Funchal-
Autor(es): dc.contributorDaher, Donizete Vago-
Autor(es): dc.creatorMoreira, Amanda Portugal de Andrade-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:06:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:06:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-25-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-25-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4622-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763583-
Descrição: dc.descriptionPor vivermos numa era tecnológica, muitas vezes a concepção de tecnologia tem sido usada de forma equivocada no cotidiano, pois tem sido concebida somente como um produto. A Tecnologia Educacional (TE), por sua vez, vem sendo definida como a forma sistemática de planejar, implementar e avaliar o processo total da aprendizagem e da instrução em termos de objetivos específicos, baseados nas pesquisas de aprendizagem humana, comunicação e materiais, de modo a tornar a instrução mais efetiva. Desta forma, um jogo é útil como método educacional quando promove situações interessantes e desafiadoras para a resolução de problemas, permitindo aos educandos uma auto-avaliação quanto aos seus desempenhos, além de proporcionar participação ativa dos jogadores em todas as etapas. O jogo educativo sobre “Administração de Medicamentos” descrito neste estudo é, por conseguinte, relevante enquanto mediador no processo ensino-aprendizagem no curso de graduação em enfermagem. Este estudo contribui para a enfermagem uma vez, que propõe uma tecnologia educacional inovadora, diferente daquelas usadas tradicionalmente no ensino deste importante conteúdo. Os Objetivos desse estudo são analisar a repercussão junto aos discentes e docentes sobre o uso de um jogo no ensino de administração de medicamentos; verificar se a tecnologia pedagógica é um instrumento estatisticamente válido segundo juízes e público-alvo. Trata-se de uma pesquisa mista, descritiva, realizada entre setembro de 2011 e maio de 2012. O cenário foi a Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Os sujeitos foram 08 docentes da disciplina de Fundamentos de Enfermagem e/ou relacionados com ensino de enfermagem (juízes especialistas) e 40 estudantes do 4º período de graduação, matriculados e ativos na disciplina no 2º semestre de 2011 e no 1º semestre de 2012 (público-alvo). A coleta de dados deu-se em dois momentos: 1º aplicação e validação da TE por alunos do 4º período; 2º observação e validação da TE pelos docentes convidados. Os aspectos éticos foram atendidos. Em seguida, iniciou-se a organização e análise dos dados. No processo de validação, as respostas foram analisadas quantitativamente pelos instrumentos que contêm pontuações de acordo com as respostas: totalmente adequada (TA); adequada (A); parcialmente adequada (PA) e inadequada (I). Os dados qualitativos foram obtidos por observação livre e analisados pela analise de conteúdo de Bardin. O jogo foi validado, pois obteve mais de 80% de aprovação, tanto pelos juízes especialistas quanto pelo público-alvo, podendo, portanto, ser utilizado como tecnologia educativa na disciplina de Fundamentos de Enfermagem. Os resultados da utilização dessa TE foram positivos, demonstrando que alunos e professores se interessam mais por conteúdos ministrados quando participam ativamente e quando são utilizados métodos mais dinâmicos em sala de aula.-
Descrição: dc.descriptionBecause we live in a technological era, the concept of technology has been used wrongly in everyday life, seen only as a product. Educational Technology (ET), on the other hand, has been defined as the systematic way to plan, implement and evaluate the total process of learning and education in terms of specific objectives, based on surveys of human learning, communication and materials in order to make the instruction more effective. In this way, a game that was meant to be used as ET is useful as an educational method when it promotes interesting and challenging situations for problem solving that allow students a self-assessment of their performances, as well as it provides active participation of the players in all steps. The educational game about "Drug Administration" described in this study is consequently relevant as a mediator in the teaching-learning process in the undergraduate program in nursing. This study contributes to the nursing since it proposes an innovative educational technology different from those traditionally used in teaching this important content. The goals of this study are analyze the effect on the students and teachers on the use of a game in teaching contents of drug administration; check if this pedagogical technology is a statistically valid instrument according to experts and the target audience. This is a joint research, a quali-quantitative and a descriptive research held between September 2011 and August 2012. The scenario was the nursing school Aurora Afonso Costa at Universidade Federal Fluminense. The subjects were 08 teachers of the discipline Fundamentals of Nursing and/or subjects related to nursing education (expert judges) and 40 students enrolled in the 4th period of the undergraduate course while still active in the discipline in the second half of 2011 and 2012 1st semester (target audience). Data collection took place in two stages: 1st: application and validation of ET by students of 4th period; 2nd: observation and validation of ET by invited professors. Once the ethical aspects were met the organization and analysis of data started. In the validation process, the responses were analyzed quantitatively by instruments that contain scores according to the responses: fully adequate (FA); adequate (A); partially adequate (PA) and inappropriate (I). Qualitative data were obtained by free observation and reviewed by the content analysis of Bardin. The game has been validated since it got more than 80% of approval both by the judges as experts and by the target audience, and can therefore be used as educational technology in the discipline of Fundamentals of Nursing. The results of the use of ET were positive, showing that both students and teachers become more interested in the content to be taught and learned when they actively participate and when dynamic methods are used in the classroom.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEstudos de Validação-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia Educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEnfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectConduta do Tratamento Medicamentoso-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEstudos de Validação-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia Educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEnfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectConduta do Tratamento Medicamentoso-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectValidation Studies-
Palavras-chave: dc.subjectEducational Technology-
Palavras-chave: dc.subjectNursing-
Palavras-chave: dc.subjectMedication Therapy Management-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Título: dc.titleValidação de tecnologia educacional sobre administração de medicamentos: criatividade e arte no ensino de enfermagem-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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